Cerca de mil servidores municipais – professores e funcionários, presentes na Praça Coronel Pedro Osório na manhã de terça-feira participaram de assembléia que pode ser considerada histórica na longa e marcante caminhada de lutas da categoria.

Mesmo a repetida estratégia do Governo Municipal, em fazer anúncios de última hora de que vai contemplar a antiga aspiração de implementação de um plano de carreira, não afastou os servidores do ato que marcou o início das mobilizações da data-base deste ano.

No caso, o anúncio, por matéria publicada nos dois jornais locais, de que agora a Prefeitura iria finalmente implantar plano de carreira até o final do exercício e que estaria sendo contratada empresa especializada para tal.

O efeito foi contrário, fazendo com que a presença dos municipários surpreendesse até mesmo os mais otimistas. Para a direção do Simp, o Governo busca a mesma tática do ano passado, quando, mesmo sem oficializar por meio da imprensa, passou a anunciar entre os professores que iria implantar um plano de carreira que estaria sendo estudado pela SME.

Ali, felizmente os municipários não caíram na armadilha e mantiveram sua unidade prosseguindo no encaminhamento das reivindicações. “O tempo mostrou que estávamos certos, pois até hoje nada foi apresentado para a categoria”, salienta o presidente do Sindicato, Duglas Lima Bessa.

Duglas sentencia que agora não será diferente. “A noticia da contratação de uma empresa para elaboração e apresentação de uma proposta de plano de carreira chega a parecer uma piada para os municipários, pois é de conhecimento público que desde 2004 temos nossa proposta já apresentada ao Governo, com atualizações anuais desde então, proposta esta exaustivamente debatida entre a categoria por uma comissão especialmente criada com este fim”, critica o presidente do Simp.

Os integrantes da comissão de servidores e professores que trabalhou incessantemente e por longo período na elaboração da proposta dos municipários estiveram presentes e apresentaram seu relato quanto a legitimidade e viabilidade desta proposta. Representantes de diversos outros sindicatos de trabalhadores também participaram da assembléia, que também teve a presença do diretor estadual da Central Única dos Trabalhadores, Loricardo de Oliveira.

Após a assembléia, foi realizado ato de entrega de requerimento ao prefeito Fetter Jr., para reunião entre a direção do Simp, a comissão do plano de carreira, com a presença pessoal do prefeito. “Até hoje nunca tivemos a participação pessoal do prefeito Fetter Jr. em qualquer reunião com o Executivo”, diz Duglas. Também foi realizada caminhada pelo calçadão.

A categoria aprovou assembleia permanente, sendo a próxima a ser realizada no dia 27 de abril, às 14h30min, no auditório externo do Colégio Pelotense, para apresentação e aprovação da pauta de reivindicações a ser encaminhada para a Prefeitura. Nesta assembleia terá o lançamento do vídeo da campanha “Mudar esta realidade: compromisso de todos”.