Após o governo municipal afirmar seu autoritarismo e intransigência para avançar na pauta data base, em assembleia geral extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, no Plenário da Câmara de Vereadores, os municipários rejeitaram a proposta de reajuste de 4,53% e de R$ 10,00 no vale alimentação apresentada pela Prefeitura diretamente ao Legislativo Municipal na forma de projeto de lei. Os trabalhadores do SANEP também rejeitaram a proposta do Executivo.

Conforme Duglas Lima Bessa, presidente do Simp, os vereadores, antes de votarem o projeto do Governo, submeteram a proposta a apreciação dos municipários, que a rejeitaram por unanimidade. “Mesmo com a falta de energia elétrica, que atrasou o início da sessão legislativa, e a forte chuva das primeiras horas da manhã, os municipários lotaram o plenário da Câmara e demonstraram mais uma vez sua disposição para reivindicar os pedidos da data base”, salienta Duglas.

A presença dos servidores na Câmara Municipal quarta e quinta-feira havia sido definida na assembleia da última terça, quando também foi decidida a continuidade da greve até a próxima avaliação, segunda-feira, dia 09, quando haverá nova assembleia geral a partir das 14 horas, no Pelotense, para avaliar e apontar os rumos do movimento.

Duglas avalia que a categoria, com a greve e as significativas mobilizações que vêm sendo realizadas, já obteve uma importante vitória, que foi forçar o Governo a negociar com o serviço público paralisado e retirar da pauta da Câmara as duas propostas de plano de carreira, para magistério e quadro geral, que já haviam sido rejeitadas pelos municipários.

A categoria também já definiu que, se houver o desconto dos dias de mobilização e dos vales transporte, não haverá a compensação dos mesmos. Porém, os municipários querem debater a “composição de conflitos” para garantir o não corte de ponto e buscar, assim como no ano de 2011, que haja  autonomia dos setores, em comum acordo com os trabalhadores grevistas, na forma da recuperação destes dias.

Duglas Lima Bessa ressalta que o índice oferecido pelo prefeito Fetter Jr. para reajuste salarial toma por base o IGP-M e não o INPC, como ocorria nas propostas do Executivo nos anos anteriores. “O prefeito escolheu o índice da inflação mais baixo para propor o reajuste dos servidores”, critica o presidente do Simp.

O presidente do Sindicato dos Municipários convoca todos os servidores para comparecerem na assembleia geral da próxima segunda-feira às 14hs no Pelotense.