A Direção do SIMP vem atendendo e cumprindo as deliberações da assembleia do Magistério, realizada em 29/02. A primeira atividade foi a paralisação da categoria do Magistério no turno da manhã, dia 07/03, em frente à Prefeitura. A segunda atividade foi de mobilização no dia 18/03 (última segunda-feira), no início da noite, em frente ao IFSUL, em um evento que contaria com a presença do MEC (proposta apresentada por um servidor, na assembleia), sendo que o SIMP anunciou, antecipadamente, todos os detalhes e chamamento da categoria do Magistério por meio de publicação nas suas mídias no dia 15/03.

A terceira atividade, foi já definida em conjunto com a Comissão representativa do Magistério (reunião realizada em 15/03), onde no dia 19/03 a CNTE convocava  as entidades sindicais a realizarem mobilizações em todo o Brasil, em defesa do Piso Salarial Profissional do Magistério, Carreira e do Ensino Médio e, como já haveria a mobilização no dia 18 (segunda) no IFSUL, se entendeu que para o dia 19 (terça) as Escolas divulgassem externamente, por meio de faixas ou cartazes, que em Pelotas a Prefeita Paula não cumpre com o pagamento do Piso da Categoria há mais de dois anos; retirou direitos no Plano de Carreira; havendo ainda uma luta pela manutenção do ensino médio no Colégio Municipal Pelotense.

A quarta atividade, aprovada na assembleia, foi a de realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores, para tratar do Magistério Municipal. A Direção do SIMP mais a Comissão Representativa, sugeriram a data de 26/03 (próxima terça-feira), às vereadoras Carla Cassais e Fernanda Miranda, para que fizessem a proposta em Plenário, o que seria feito ontem (21/03, quinta-feira), mas devido ao temporal na madrugada anterior, a referida sessão ordinária do Legislativo em questão foi transferida para a manhã da próxima terça, dia 26, oportunidade na qual será colocada em apreciação, mas já havendo a garantia de sua realização por parte do Presidente, vereador Anderson Garcia.

Portanto, a audiência pública que tratará sobre o Magistério Municipal será na próxima terça, dia 26, às 19h, na Câmara de Vereadores, onde o SIMP desde já convida a todos integrantes deste segmento, Professores e Orientadores Educacionais, para se fazerem presentes.

Quanto a também a outra proposta aprovada em assembleia das Escolas fazerem mobilizações fora da jornada de trabalho, pós 17h30, de forma regionalizada nos bairros, mensalmente, a Direção do SIMP e Comissão do Magistério definiram que após a data limite de término da data-base (05/04), haverá nova reunião envolvendo as partes citadas mais a professora proponente a fim de organizar a realização destas.