LOGO PRETO E VERMELHO SIMP

ATUALIZAÇÃO (13/06, QUINTA-FEIRA): SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS DOS DEMAIS BANCOS (EXCEÇÃO AO BANRISUL)

- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: estão nos últimos ajustes (Prefeitura e Banco), assim que a operação for homologada, serão informadas todas as condições;

- BRADESCO: ainda em processo de formalização dos termos;

- BANCO DO BRASIL: está implantando algumas medidas para os servidores ativos e inativos de Pelotas, como por exemplo a carência de 06 meses em operações de renovação e novas contratações. Outras medidas ainda estão sendo analisadas e tão logo estejam disponíveis entrarão em contato com a Prefeitura;

- SICREDI: será necessário ir pessoalmente até às agências da Cooperativa para formalizar a solicitação de repactuação/prorrogação do empréstimo consignado.

A partir da solicitação do servidor, será repactuada a negociação para as operações de crédito consignado, com a carência adequada para cada caso, de, no máximo, 90 dias.

A taxa de juros do contrato original será mantida e haverá aumento de parcelas no final da operação, mas o atendimento se dará caso a caso, de forma individualizada;

- SANTANDER: haverá prorrogação automática a partir deste mês, por 120 dias. Quem quiser refinanciamento, também terá o 1º pagamento em 120 dias.

A Prefeitura de Pelotas e todas as demais que têm convênio com este Banco, receberão o ofício no dia 18/06, formalizando e comunicando oficialmente as condições, sendo que o que se tem neste momento são adiantamento de algumas informações, portanto, é necessário aguardar a conclusão e posterior divulgação.

Por fim, o SIMP reitera a orientação de que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.

LOGO LARANJA SIMP

ATUALIZAÇÃO (13/06, QUINTA-FEIRA): SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS BANRISUL

Desde sábado (08/06) e permanecendo até o momento (quinta, 13/06), servidores não têm conseguido aderir via App do BANRISUL à suspensão por seis meses do desconto dos empréstimos consignados, dando uma mensagem de “Aviso! Serviço indisponível.”

O Sindicato repassou já desde sábado tal problema ao Executivo, para que este intervisse junto ao BANRISUL. A resposta que o Banco deu na segunda-feira (10/06), foi de que o sistema do App para a opção de suspensão dos empréstimos consignados está com problema, passa por instabilidade, por isso está desativado momentaneamente para TODOS os municípios, mas não havia sido dado um prazo para a solução.

Logo, o SIMP solicitou ao Executivo cobrar do BANRISUL uma data de previsão, correção, e ampliação do prazo para a operação quando estiver novamente disponibilizada, o que a Prefeitura já o fez.

Porém, agora neste momento (quinta, 13/06), a informação atualizada por Tavane de Moraes Krause, Coordenadora de Transparência e Controle Interno – CTCI que, em nome da Prefeita Paula Mascarenhas, tem respondido a todos os questionamentos do SIMP desde o início da operação, é de que embora esteja havendo sucessivas reuniões do BANRISUL em nível estadual com suas gerências comerciais e de governo, mais as superintendências, tendo todas as suas esferas acionadas e sendo cobradas por solução e posição de todos os municípios, ainda não há qualquer posição institucional do Banco.

O Sindicato ressalta que o problema é mera e tão somente do BANRISUL, em todo o estado para com os servidores municipais e estaduais no que tange ao programa Reconstruir RS, ou seja, não se trata de dificuldades impostas pela Prefeitura de Pelotas. Também se salienta que por ora não adianta os servidores municipais irem presencialmente às agências, pois não estão realizando a operação de suspensão, a qual quando estiver novamente disponível, será somente via App (ou mediante uma nova ordem/instrução).

Quanto ao prazo para acessar o App e confirmar a operação de suspensão que seria até amanhã, sexta-feira, 14/06, o SIMP entende que tal período se torna inexequível, isto é, sem fundamento, haja vista que o sistema até o momento se encontra inoperante, logo, certamente o Sindicato, a Prefeitura e todos os municípios atingidos, exigirão do BANRISUL que se abra um novo prazo a contar de quando definitiva e efetivamente estiver funcionando e disponibilizada a opção no App.

Por fim, o SIMP reitera a orientação de que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.

LOGO LARANJA SIMP

ATUALIZAÇÃO (12/06, QUARTA-FEIRA): SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS (BANRISUL E DEMAIS BANCOS)

BANRISUL

Desde sábado (08/06) e permanecendo até o momento (quarta, 12/06), servidores não têm conseguido aderir via App do BANRISUL à suspensão por seis meses do desconto dos empréstimos consignados, dando uma mensagem de “Aviso! Serviço indisponível.”

O Sindicato repassou já desde sábado tal problema ao Executivo, para que este intervisse junto ao BANRISUL. A resposta que o Banco deu na segunda-feira (10/06), foi de que o sistema do App para a opção de suspensão dos empréstimos consignados está com problema, passa por instabilidade, por isso está desativado momentaneamente para TODOS os municípios, mas não havia sido dado um prazo para a solução.

Logo, o SIMP solicitou ao Executivo cobrar do BANRISUL uma data de previsão, correção, e ampliação do prazo para a operação quando estiver novamente disponibilizada, o que a Prefeitura já o fez.

Porém, agora neste momento (quarta, 12/06, 11h30), o Sindicato teve contato com  Tavane de Moraes Krause,  Coordenadora de Transparência e Controle Interno – CTCI que, em nome da Prefeita Paula Mascarenhas, tem respondido a todos os questionamentos do SIMP desde o início da operação. A informação por ela recentemente trazida, foi de que as superintendências do BANRISUL em todo o Estado estão em reunião na busca de soluções e orientações concretas, haja vista que o problema se dá em TODOS os municípios, pois não se trata de algo isolado com Pelotas, mas a princípio haverá uma posição ou retorno até o fim da tarde de hoje.

DEMAIS BANCOS

-Caixa Econômica Federal: estão nos últimos ajustes (Prefeitura e Banco), assim que a operação for homologada, serão informadas todas as condições;

-Sicredi: será necessário ir pessoalmente até às agências da Cooperativa para formalizar a solicitação de repactuação/prorrogação do empréstimo consignado.

A partir da solicitação do servidor, será repactuada a negociação para as operações de crédito consignado, com a carência adequada para cada caso, de, no máximo, 90 dias.

A taxa de juros do contrato original será mantida e haverá aumento de parcelas no final da operação, mas o atendimento se dará caso a caso, de forma individualizada;

-Santander: haverá prorrogação automática a partir deste mês, por 120 dias. Quem quiser refinanciamento, também terá o 1º pagamento em 120 dias.

A Prefeitura de Pelotas e todas as demais que têm convênio com este Banco, receberão o ofício no dia 18/06, formalizando e comunicando oficialmente as condições, sendo que o que se tem neste momento são adiantamento de algumas informações, portanto, é necessário aguardar a conclusão e posterior divulgação;

-Bradesco: ainda em processo de formalização dos termos.

Por fim, o SIMP reitera a orientação de que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.

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SIMP ATUALIZA INFORMAÇÕES SOBRE SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS (BANRISUL E DEMAIS BANCOS)

BANRISUL

O SIMP verificou que alguns servidores conseguiram na manhã de ontem (segunda, 10/06), via App do BANRISUL, realizar a suspensão por 6 meses do empréstimo consignado.

Porém, ao longo do dia e permanecendo até então (terça, 11/06), vários outros não têm conseguido, dando uma mensagem de “Aviso! Serviço indisponível.”

O Sindicato repassou ainda ontem este problema ao Executivo, para que intervisse junto ao BANRISUL. A resposta que o Banco deu foi de que o sistema do App para a opção de suspensão dos empréstimos consignados está com problema, passa por instabilidade, por isso está desativado momentaneamente para TODOS os municípios, mas não foi dado um prazo para a solução.

Logo, o SIMP solicitou ao Executivo cobrar do BANRISUL uma data de previsão, correção, e ampliação do prazo para a operação quando estiver novamente disponibilizada, o que a Prefeitura já o fez e assim que tiver o posicionamento do Banco, será informado.

DEMAIS BANCOS

-Caixa Econômica Federal: estão nos últimos ajustes (Prefeitura e Banco), assim que a operação for homologada, serão informadas todas as condições;

-Sicredi: será necessário ir pessoalmente até às agências da Cooperativa para formalizar a solicitação de repactuação/prorrogação do empréstimo consignado.

A partir da solicitação do servidor, será repactuada a negociação para as operações de crédito consignado, com a carência adequada para cada caso, de, no máximo, 90 dias.

A taxa de juros do contrato original será mantida e haverá aumento de parcelas no final da operação, mas o atendimento se dará caso a caso, de forma individualizada;

-Santander: haverá prorrogação automática a partir deste mês, por 120 dias. Quem quiser refinanciamento, também terá o 1º pagamento em 120 dias.

A Prefeitura ainda não recebeu o ofício do Banco formalizando as condições, apenas adiantaram algumas informações, portanto, é necessário aguardar a conclusão e posterior divulgação;

-Bradesco: ainda em processo de formalização dos termos
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Por fim, o SIMP orienta que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.
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