Na última sexta – feira (19) foi realizada a quinta audiência pública, realizada por iniciativa do Sindicato dos Municipários, dentre as já realizadas onde abordou o tema “Risco de Vida” para Agentes de Trânsito e Guardas Municipais. Representando o Legislativo estavam os Vereadores Diaroni dos Santos (PT), Eduardo Leite (PSDB) e Ademar Ornel (DEM), sendo mais uma vez tal audiência caracterizada pela ausência de representantes do Governo Municipal.

Conforme a direção do Simp, tanto o Secretário de Governo quanto o Secretário de Trânsito foram convidados.

“O SIMP não faz discursos vazios. Todas as audiências públicas estão sendo qualificadas porque são bem fundamentadas com histórico visual (jornais, vídeos, fotos, gráficos) desarmando qualquer argumento do governo e é lamentável que em Pelotas a busca do aumento do adicional do risco de vida represente que na estrutura de trabalho destes servidores o risco de morte esteja cada vez mais presente”, comenta o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa.

O Simp deseja que o “risco de vida” seja um mero adicional pelo desempenho da função e não tratado como normal o aumento da exposição às situações que põem em risco a vida dos profissionais.

“Não há Agentes de Trânsito nas ruas porque muitos deles deixam a função em Pelotas pela desvalorização total da função (um dos salários mais baixos do país), além das más condições de trabalho, e falta de respaldo por parte do poder Executivo. Já no caso da Guarda Municipal há muito tempo não há concurso público para ampliação do efetivo, sendo cada vez mais reduzido, se agravando ainda mais a sobrecarga de serviços, pois hoje vem desempenhando atribuições na área de segurança pública, além da preservação do patrimônio público e também recebem um dos salários mais baixos do país”, comenta o Diretor do Simp e Agente de Trânsito, Tiago Botelho .

Houve o comparecimento (entre Guardas e Agentes) de aproximadamente 30 servidores, público pequeno caracterizado pela “suspeita” de assédio moral, pois no caso da Guarda houve relatos em que colegas foram procurados por suas chefias e receberam a orientação para avisar aos demais não irem à audiência, inclusive passando nos postos de trabalho. Em relação aos Agentes, houve relatos para estes não paralisarem suas atividades durante a audiência, que neste caso registrassem o ponto e fossem uniformizados, ficando à disposição das chefias, o que em determinado momento ocorreu e muitos tiveram que ausentar-se, impedindo-os de acompanharem até o final.

Como encaminhamento ficou definido que além dos vereadores presentes na audiência, estes buscariam o apoio dos demais para envio do anteprojeto de lei de aumento do adicional de risco de vida (de 75% para 150%) aos Agentes e Guardas, além de reunião com o Executivo.