
SIMP REALIZA ASSEMBLEIA COM ASSOCIADOS QUE POSSUEM O PLANO “UNIMED”
21/03/25
O SIMP realizou na manhã desta quinta-feira, 20/03, assembleia exclusiva dos seus associados integrantes do Plano “UNIMED”, tendo por local o salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas (STICAP). A pauta se referiu a esclarecimentos, informações, acerca das propostas da UNIMED quanto ao reajuste deste ano, e demais encaminhamentos.
Na assembleia, a Direção do SIMP esclareceu que o Contrato (Plano) de Assistência à Saúde UNIMED é COLETIVO, ou seja, o contratante é o Sindicato, mas a adesão é individual por parte do associado. Logo, essa modalidade de Contrato apresenta vantagens como valores diferenciados (menores) comparados se particularmente fosse fazê-lo diretamente à UNIMED, sem vínculo com o SIMP. Porém, esse Contrato coletivo é de LIVRE NEGOCIAÇÃO, onde o reajuste anual de contraprestação econômica NÃO é fixado/limitado ao percentual determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar às Operadoras de Planos de Saúde que têm contratos individualmente com seus clientes.
A proposta inicialmente apresentada pela UNIMED à Direção do SIMP para o reajuste das mensalidades foi de 28,53%, incidindo o mesmo percentual nas coparticipações de valores fixos (consultas eletivas e no pronto atendimento), não sofrendo alteração nos exames.
A Direção do SIMP apresentou diversos dados e números à UNIMED, apontando que tal percentual de reajuste era muito alto referente a uma categoria de servidores que nos últimos anos teve reajustes zero ou, quando houve, foram pequenos. Em detrimento disso, a UNIMED apresentou uma nova proposta, baixando o índice de reajuste para 15% nas mensalidades, bem como um ajuste nos valores de coparticipação, passando para R$ 90,00 as consultas eletivas e R$ 70,00 naquelas de pronto atendimento (reduzindo os valores de ambas).
Mesmo assim, a Assessoria Jurídica do SIMP foi consultada, e apontou que não há ilegalidade ou impeditivo naquilo que a UNIMED propôs. Então, sob pena de extinguir o contrato, ou ter a aplicação de um índice muito alto, restou como única possibilidade a última proposta apresentada pela UNIMED, sendo votada e aprovada pela maioria dos presentes na assembleia.
O índice de reajuste aprovado pela plenária terá incidência com referência ao mês de março, e a retroatividade será parcelada em duas vezes.

SIMP CONVOCA ASSEMBLEIA AOS ASSOCIADOS QUE POSSUEM O PLANO “UNIMED”
14/03/25


SIMP: REUNIÃO COM PREFEITO FERNANDO MARRONI TEM NOVA DATA
28/02/25
A reunião que seria realizada no dia 27 de fevereiro (quinta-feira) entre a direção do Sindicato dos Municipários (SIMP) e o Prefeito Fernando Marroni, a pedido deste, com o objetivo de dar andamento às tratativas em torno da pauta coletiva e de alguns segmentos dos Municipários, abordadas no encontro anterior, ocorrido em 09 de janeiro, terá nova data.
A nova data será na semana compreendida entre 10 e 14 de março, devido à semana do Carnaval ser mais curta pelos dias de ponto facultativo e outros agendamentos do Executivo.
A reunião não ocorreu no dia 27/02 em função do Governo precisar formatar todas as respostas à pauta com as correspondentes Secretarias Municipais envolvidas.