A suspeita de assedio moral sobre os agentes de trânsito que foi denunciado pelo Simp em relação ao esvaziamento da audiência pública realizada na última sexta-feira e que tratou do adicional de risco de vida para agentes e guardas municipais foi confirmada com fatos ocorridos e constatados ao longo desta semana na Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito.

Na quarta-feira o Simp obteve informações de que foram arrancados todos os cartazes que anunciavam a paralisação do dia 30, o que foi confirmado no mesmo dia pela direção do sindicato.

No mesmo dia foi confirmado à direção do Sindicato por agentes de trânsito de que os cartazes foram retirados por expressa determinação do diretor do Departamento de Trânsito, José Carlos Pöppl Filho, e, no departamento de Sinalização, por ordem de seu diretor, Jesus David.

Na oportunidade em que a direção do Simp esteve na SSTT confirmando estas informações, em horário normal de expediente, não estavam presentes no local qualquer um dos diretores citados, nem o secretário titular da pasta.

Diante desta situação, o Simp informou aos agentes e demais servidores que estava caracterizada uma ilegalidade face ao que determina a Lei Orgânica Municipal, em seu artigo 46, inciso V, que assegura ao sindicato ter livre acesso aos locais de trabalho dos servidores públicos, para divulgação, comunicações, reuniões, exercício de fiscalização das condições de trabalho, negociações com a administração, sempre de forma a não prejudicar o bom andamento das atividades”.

“Portanto, recolocamos os cartazes que haviam sido arbitrariamente arrancados”, afirma Tiago Botelho, diretor do Simp e agente de trânsito, acrescentando que em nenhum momento o sindicato desrespeitou o Executivo com a mesma atitude, que seria retirar do mural o ofício de ameaça aos servidores. Após esta nova colocação de cartazes, houve nova retirada do material, um dia após, por ordem das mesmas pessoas.

“Tomamos conhecimento de que em reunião com os agentes, na quinta-feira, foi dito a estes pelo diretor de Trânsito da SSTT que a audiência promovida pelo Simp com apoio do vereador Diaroni dos Santos, proponente daquele ato, teria atrapalhado o aumento do adicional que este diretor de Trânsito estaria encaminhando junto ao Executivo”, informa Tiago.

“Não podemos acreditar que isto seja verdade, pois se houvesse real disposição do Governo em aumentar o adicional de risco de vida já teria apresentado esta proposta, ou se fazer representar na audiência pública e anunciar oficialmente o reajuste que há muito é reivindicado pela categoria”, critica Tiago Botelho.