Apesar das pressões em contrário de algumas direções de escolas, foi grande a participação de professores e servidores da educação nas assembleias promovidas pelo Sindicato dos Municipários na quarta e quinta-feira desta semana. Nas assembléias, que reuniram escolas agrupadas por áreas da cidade, foram debatidas e prestadas informações sobre os andamentos envolvendo a elaboração do plano de carreira da categoria.

Foram realizadas assembleias no Pelotense (reunindo as escolas e setores: Luciana de Araújo, Pelotense, Nossa Senhora do Carmo, Setor da Merenda, Setor de Material de Escola, Luis Braile, Alfredo Dub, Cerenep, Jeremias Fróes, Carlos Laquintinie, Ferreira Viana, Joaquim Assumpção e Balbino Mascarenhas); no CIEP FRAGATA (reunindo as escolas Brum de Azeredo, Alcides Mendonça Lima, Mariana Eufrasia, Nossa Senhora de Lourdes, Antonio Joaquim Dias e Olavo Bilac); Escola Colégio Imaculada Conceição (reunindo as escolas e setores Fernando Osório, Manutenção de Escolas, Machado de Assis, Santa Teresinha, Oswaldo Cruz, Maria Antonia, Jacob Brod, Daura Pinto, Antonio Ronna, Independência, CAIC, Frederico Ozanan, Santa Irene, Getulio Vargas e Mario Meneghetti); e Clube Planalto (reunindo as escolas Bibiano de Almeida, Afonso Vizeu, Piratinino de Almeida, Deogar Soares, Dunas, Francisco de Campos Barreto, Saldanha da Gama, Cecília Meireles, Círculo Operário, Joaquim Nabuco, Nossa Senhora das Dores, Luis Augusto Assumpção, Almirante Rafael Brusque, além de servidores e professores da educação infantil).

Na Colônia, devido a sua particularidade, a direção do SIMP fez reuniões nas escolas durante os dois dias.

Duglas Lima Bessa, presidente do Simp, avalia de forma positiva as assembleias. “Em todos os locais tivemos uma presença significativa de professores e servidores, demonstrando a mobilização e ao mesmo tempo preocupação da categoria em torno da proposta de plano de carreira que está sendo elaborada pela Prefeitura por meio do IGAM, empresa contratada para este trabalho”.

O presidente do Simp destaca a presença de professores e servidores das escolas do Areal, Laranjal e Colônia de Pescadores Z-3, no Clube Planalto. “Foi o núcleo com maior participação”, salienta.

Em todos os locais a direção do Simp e os representantes da comissão de servidores e professores que elaboraram a proposta de plano de carreira da categoria, prestou informações sobre o conteúdo desta proposta, alertando a categoria para os cuidados com relação ao documento que deverá ser apresentado pelo IGAM até o final do ano, documento este que, se aprovado na Câmara de Vereadores, regrará toda a vida funcional dos municipários.

Também foram feitos relatos sobre a primeira reunião entre Simp, comissão e IGAM, que ocorreu na sexta-feira da última semana, sendo que está agendado um seminário por parte da empresa para os dias oito e nove de setembro, onde, de acordo com os representantes do Instituto, se iniciará a fase de “contextualização” da proposta da Prefeitura.

O presidente do Simp criticou a atitude de algumas direções de escolas que exerceram pressão sobre professores e principalmente servidores no sentido de evitar sua presença nas assembleias por núcleos. Duglas explica que a presença dos servidores, além dos professores, se justifica na medida em que estes também estão incluídos na proposta de plano de carreira.

Duglas lembra que a proposta de plano de carreira do Simp, que irá nortear os debates com o IGAM, está disponível a todos no site do sindicato (menu documentos), bem como a cartilha explicativa que permite a compreensão do teor do documento de uma forma simples e didática.

1

PARALISAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA TERÇA-FEIRA, DIA 16

O Sindicato dos Municipários está convocando paralisação de professores e servidores municipais da educação na terça-feira, dia 16, nos três turnos (manhã, tarde e noite) em conjunto com o CPERS/Sindicato, em atividade realizada em todo o país por iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) intitulada “Jornada Nacional pelo Piso, Carreira e PNE”.

“Mais uma vez lembramos que a paralisação da educação não será só para professores, mas também para os servidores das escolas, que também fazem parte da pauta de reivindicações específicas desta categoria”, salienta Duglas Lima Bessa.

Conforme Duglas, o Simp estará realizando, pela manhã, uma assembleia para os trabalhadores em educação para prosseguir com os debates do plano de carreira, a partir das 8h30min, no auditório externo do Colégio Pelotense e a tarde, plenária, também no Pelotense, sobre o piso salarial nacional, atividade em conjunto com o CPERS/Sindicato.

Na atividade do turno da tarde também estarão presentes os integrantes do Conselho Municipal de Educação, do CACS (Conselho do Fundeb) e também serão convidados os vereadores.

1