O prefeito Municipal, Fetter Jr., mais uma vez, afirmou em entrevista que “dentro de alguns dias” estará apresentando o Plano de Carreira.

“Já faz algum tempo que o prefeito vem estipulando várias datas para a apresentação deste Plano e Estatuto do Servidor e nunca as cumpriu”, comenta Duglas Bessa, presidente do SIMP. Prova disso é o próprio cronograma das matérias publicadas no site de Prefeitura.  Vejamos o histórico de incompetência:

No dia 11/04/2011, a “Prefeitura anuncia novo Plano de Carreira do funcionalismo.” A matéria afirma que, no decorrer da semana o Executivo assina convênio com o Instituto Gamma, o Igam, para a elaboração do Plano de Carreira. “A Prefeitura vinha discutindo internamente o assunto, há pelo menos dois anos, e nas últimas semanas, por orientação do prefeito Fetter, começou a definir a concretização da elaboração do Plano.”

Depois, em 26/04/2011: “Prefeito confirma estudo para implantar Plano de carreira.” A prefeitura reafirma que sua administração, no sentido de atender a essa reivindicação da categoria, está contratando o Igam para realizar os estudos técnicos visando à concretização do Plano de Carreira, após 25 anos de vigência do atual. “No período de trabalho que durar os estudos, o Simp terá ampla oportunidade de discuti-los tecnicamente”, diz o documento.

Tempos depois, em: 07/06/2011: “Igam discute Plano de Carreira com servidores.” Na matéria, o diretor do Instituto, André Barbi, expõe aos servidores que “esta foi à primeira de muitas reuniões que o grupo terá até o término do projeto. Inicialmente o trabalho está sendo executado em dois eixos, ambos referentes à legislação, sendo o primeiro sobre a constitucionalidade e o segundo sobre jurisprudência.”

Quase dois meses depois, em 01/09/2011: “Igam e Fetter discutem o Plano de Carreira.” Já no dia 09/09/2011: “Prefeitura e Simp se reúnem em Seminário.” A matéria conta que “a formatação do Plano de Carreira do funcionalismo mobilizou, ‘mais uma vez’, a Secretaria de Administração, o Gamma e o Simp. Durante dois dias, representantes dos órgãos estiveram debatendo cada item das primeiras diretrizes do Plano, no auditório da Secretaria de Educação e Desporto.”

Conforme o secretário de Administração, Júlio Caruccio, “estamos elaborando esta proposta de Plano de Carreira, com a participação dos servidores, e levando em conta suas demandas, pois é para eles que o mesmo está sendo elaborado, e a fim de atender esta tão antiga demanda dos municipários pelotenses”, argumentou.

No dia 07/10/2011, a Prefeitura anunciou: “Igam e Prefeitura prosseguem elaboração do Plano de Carreira.” (Porém, até agora, nada de concreto foi realizado!). E, finalizando o ano, em 22/12/2011, a prefeitura publica: “Igam faz simulação da folha de pagamento do funcionalismo.” Segundo texto, O Instituto está trabalhando em mais uma etapa do processo de conclusão do projeto.

“O prefeito garante que a Prefeitura tem se dedicado com afinco para a conclusão do Plano de Carreira do funcionalismo, a exemplo do que já foi feito com uma série de pendências históricas da Prefeitura, “finalmente resolvidas em nosso governo”, lembra Fetter. Ele cita que questões que permaneciam há décadas sem solução foram resolvidas na atual administração, “mas sem pressa, com prudência, seriedade e responsabilidade, assim como estamos fazendo com o Plano de Carreira do funcionalismo, enfrentando um problema de mais de 25 anos”, conclui o prefeito…”

“Entramos 2012 com uma única certeza: Disposição e mobilização! É importante ressaltar que o SIMP nunca discutiu ou concordou com elementos de uma proposta que nunca foi apresentada. Estamos diante de um Governo que não teve competência alguma para pôr em prática o Plano de Carreira, descumprindo seus próprios prazos em 2011. “Brincou” com um tema que poderia fazer diferença na vida funcional e salarial dos trabalhadores municipários”, conclui o presidente do SIMP.