MUNICIPÁRIOS: DEBATE COM CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ NESTA QUINTA
Será nesta quinta-feira, dia 13, a partir das 14h30min, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, o debate entre os candidatos a Prefeito promovido pelo Sindicato dos Municipários. O debate terá a mediação do professor Dr. Hemerson Luiz Pase, da UFPel.
Conforme as regras já definidas, não será permitida a presença de detentores de cargos de confiança da Administração Municipal, contratos administrativos (temporários), trabalhadores de empresas terceirizadas, cabos eleitorais e pessoas estranhas a categoria.
Para ingresso no local será exigida a apresentação de apenas um dos itens descritos abaixo:
- contracheque original, no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp;
- contracheque de agosto (para aquele que tem senha de acesso no site da Prefeitura) impresso e carimbado pelo Simp, acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; se não tiver a senha deverá retirar de forma impressa e carimbada na Administração, também acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp;
- em caso dos servidores pertencerem a órgãos da Administração Indireta (Sanep, Prevpel, Coinpel e Eterpel) e da Câmara de Vereadores será exigido contracheque original, no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; caso não possua o original deverá obter o do mês de agosto, de forma impressa e carimbada pelo respectivo órgão competente, mais documento oficial com foto ou carteira do Simp;
- para servidores aposentados que possuam contracheque, apresentar no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; caso não possuam devem se credenciar previamente no Simp, cuja credencial acompanhada de documento oficial com foto ou carteira do Simp.
“Como nos debates anteriores foram estabelecidas regras rígidas para o controle do ingresso no local do debate, evitando contratempos e a presença de pessoas que efetivamente não sejam da categoria, tudo para garantir o espaço para os servidores”, salienta Duglas Lima Bessa, presidente do Simp.
O debate será desenvolvido em quatro blocos: apresentação; respostas às perguntas apresentadas pelo mediador; perguntas e respostas dos candidatos entre si e conclusão, com previsão de três horas de duração.
Duglas Lima Bessa salienta que não será permitida a utilização de bandeiras, faixas ou cartazes com hastes no interior do auditório, igualmente não podendo conter frases ou conteúdo ofensivo a qualquer dos candidatos. “Também não será permitida a distribuição de panfletos no interior do auditório”, finaliza.
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por simp em 11 de setembro de 2012 às , e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não está autorizado no momento. |
há 12 anos atrás
Embora houvesse se estabelecido normas para o acesso ao debate na data de hoje no auditório do Pelotense, me reservo o direito de protestar em função das dezenas de pessoas, professores e funcionários do município incluindo-se pessoas da minha escola, que tentando exercer o seu ofício como cidadão responsável, foram barrados na porta do Pelotense, por não obterem contra-cheque impresso pela internet carimbados, fora a falta de respeito dos seguranças que ali foram colocados. Afinal, quantos documentos são necessários para participar de um debate promovido pelo SIMP, onde os principais interessados que são os municipários são barrados. Para que tantos seguranças na porta, seguranças esses que quero acreditar que não foram contratados pelo SIMP, mas que são leões de chácara dos candidatos, que estavam com medo de participar do debate sem se garantirem ao máximo. Isso só confirma que estão cientes de que quando estão no poder não fazem o que prometem quando candidatos. Foram barradas pessoas que apresentaram documentos e o contra-cheque sem carimbo, até a carteira do prevpel poderia ser aceita, tem assinaturas e carimbos. Quem iria perder tempo falsificando contra-cheque, ainda mais alguém que como eu, odeia política e vai até o “grande” debate realmente para achar uma opção de voto. Faltou flexibilidade, se o nome no documento bate com o do contra-cheque e o documento tem foto e é oficial, que falta faz o carimbo. Aí entra a crítica ao SIMP, o mesmo deveria ter colocado alguém na porta para mediar a situação e evitar as confusões. Nunca fui barrado em lugar algum, e hoje assisti a uma situação muito deplorável, nenhum de meus colegas foi lá para fazer bagunça e a maioria também não é ligado diretamente à política e nem costumam participar de eventos assim, deixaram de despertar o interesse dessas pessoas. Se já somos tratados assim antes de se elegerem, imagina-se como será após as eleições. Lamentavelmente quem perde somos todos nós.
há 12 anos atrás
O SIMP sempre se pautou pela organização, responsabilidade e ampla publicidade de todas as atividades desenvolvidas, em prol de “zelar, preservar, garantir” a participação da categoria dos municipários em tudo aquilo que lhe é pertinente.
Embora ampla e previamente divulgados os requisitos exigidos para o ingresso no debate com os candidatos a Prefeito (jornais, rádios, TV, e-mails, sites, redes sociais, cartazes, reuniões, plenárias e assembléias) foram com a finalidade de que se garantisse o espaço somente a quem interessava os temas que seriam tratados.
No que tange à exigência de documento oficial com foto (o que poderia ser substituído por carteira de sócio do SIMP) e contracheque (original, no mínimo do mês de maio OU impresso, do mês de agosto, desde com carimbo do SIMP ou da Administração) são requisitos essenciais de identificação dos municipários, haja vista que não era permitida a presença de CC’s, contratados temporariamente e trabalhadores de empresas terceirizadas, cabos eleitorais ou pessoas estranhas à categoria.
No caso do contracheque impresso, a exigência do carimbo era justamente “atestar” que tal documento era verdadeiro, pois o fato de o nome do documento oficial com foto bater com o que está no contracheque não garante que as pessoas “sejam” as mesmas. Prova disso é o contracheque acessado no Portal do Servidor (site da Prefeitura) que pode ser simplesmente copiado, colado e editado no Word qualquer item de identificação como nome, cargo, lotação, fazendo assim que a pessoa do documento com foto seja a mesma do contracheque (criado). Outra situação é que as senhas de acesso ao portal são inicialmente iguais e fáceis (sequência de 4 dígitos) e que só tornam-se diferentes pelos municipários que as alteraram, pois muitos sequer sabem ou não queiram ter feito; fora a situação do Portal da Transparência (também no site da Prefeitura) informar a todo e qualquer cidadão as matrículas de todos os servidores.
Quanto à situação de que se permitisse a entrada somente com carteirinha de sócio do SIMP ou do PREVPEL (sem contracheque) também não eram suficientes para provar que são municipários, pois muitos destes que já foram do quadro e exoneraram-se não são obrigados a entregar tais carteirinhas, permanecendo com as mesmas e não sendo mais servidores da Prefeitura.
Já tivemos em oportunidades anteriores (debates) tentativas de fraude, inclusive de CC’s ou militantes partidários querendo passar-se por municipários para poderem acessar ao debate, com certeza não era com a intenção de avaliar as propostas dos candidatos e encontrar uma opção de voto.
Quanto aos atuais Vereadores, tradicionalmente alguns participam há anos das assembleias gerais da categoria e, no debate, que também era uma assembleia geral não teria por que ser diferente, até pelo fato que todas as demandas dos servidores passam pela apreciação e aprovação da Câmara. Nos últimos anos, os municipários frequentemente estiveram na Câmara para defenderem suas reivindicações e, muitas vezes, independentemente de siglas partidárias, foram atendidos tais pleitos.
Cabe salientar que este espaço democrático que serve para críticas, elogios ou sugestões é o mesmo que serviu para o SIMP, de maneira prévia e diariamente informar quais seriam os requisitos para acessar ao debate. Notoriamente, ampla maioria da categoria entendeu a necessidade dos requisitos exigidos e todos os procedimentos da organização, tal qual foi o êxito do evento com o auditório lotado e, posteriormente, divulgada tal satisfação dos municipários por este mesmo espaço virtual.