O Banco Santander pediu agenda com o Sindicato dos Municipários de Pelotas para esta quarta-feira (14) pela manhã para prestar esclarecimentos sobre o atendimento da instituição bancária para com os servidores municipais.  No referido encontro, os representantes do Santander se comprometeram a reunirem-se com seus funcionários para que nenhum municipário saia do banco ou do Parque do Sesi sem qualquer informação sobre o pacote essencial (sem nenhum custo para o correntista), a forma de adesão à conta salário, portabilidade bancária (para aqueles que assim desejarem) e a não necessidade de ter que primeiramente receber o pagamento em dezembro para solicitar tais serviços.

No entanto, o SIMP continua até o presente momento recebendo diversas reclamações da abordagem do Banco Santander. Segundo vários servidores, os funcionários do Banco continuam afirmando que os trabalhadores do município devem receber o primeiro salário para depois solicitarem a portabilidade. Alertamos para o fato que após o pedido da portabilidade, o banco tem até cinco dias úteis para providenciar e repassar todas as informações para o banco desejado.

“Após esse encontro, continuamos a receber várias denúncias dos servidores sobre informações inverídicas lançadas por funcionários deste banco”, afirma Tatiane Lopes Rodrigues, Vice-Presidente do Sindicato.

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O SIMP esclarece:

1 – Portabilidade: o servidor que assim desejar, tem até o dia 28 deste mês para dirigir-se até a agência designada pelo Santander e solicitar o recebimento de seus proventos na instituição financeira e agência de sua livre escolha. Basta comparecer previamente na instituição financeira desejada solicitando o formulário da portabilidade a ser levado ao Santander para que haja tempo do servidor receber o pagamento que será efetuado no mês de dezembro no banco e agência escolhidos.

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2 – Conta Salário: todo servidor tem o direito à conta salário, a qual não tem nenhum custo mensal de tarifas. Portanto, tal pedido deve ser feito diretamente na agência designada pelo Santander, seja para aquele que já retirou seu kit (conta corrente) no Parque do Sesi, neste caso feita a troca de modalidade, seja também.para aquele que não retirou.

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3 – Prevpel: os servidores inativos (ou seus pensionistas) que estão vinculados ao instituto, devem deslocar-se até a sede no seu horário de atendimento e oficializarem a abertura de contas. Diferentemente do processo que está sendo realizado no Parque do Sesi, os atendidos no instituto podem escolher na hora a modalidade de conta salário, devido a não existirem kits prontos.

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O Simp informa que todas as irregularidades já constatadas e verificadas desde o início serão formalizadas e encaminhadas ao Ministério Público ainda nesta sexta (16), além daquelas que porventura continuarem ocorrendo. Também está encaminhado o ingresso de duas (2) ações judiciais: uma relativa ao próprio processo licitatório (transferência de folha de pagamento de servidores públicos a banco privado) e a outra quanto à impossibilidade de escolher o banco para consignação em folha de pagamento no caso de empréstimos.