A direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas esteve reunida com representantes do Banco Santander nesta quarta-feira pela manhã, quando foram prestados esclarecimentos por parte da instituição bancária relativamente a dúvidas existentes quanto à abertura de contas pelos servidores municipais.

Os representantes do Santander afirmaram que a portabilidade será garantida já para a folha de pagamento que será efetuada em dezembro, caso os servidores protocolarem os pedidos nas agências designadas, já com as contas abertas, até o dia 28 deste mês. Também garantiram que os servidores que estão sendo atendidos no Parque do Sesi terão suas vias dos documentos do banco devidamente preenchidas e não em branco, como vêm ocorrendo em vários casos.

Da mesma forma foi esclarecido que no momento do atendimento dos servidores no Parque do Sesi estão sendo abertas contas correntes, sendo a mais simples e sem custos a denominada “conta essencial” e que posteriormente, nas agências bancárias, será disponibilizada sua migração para a conta salário àqueles  servidores que assim desejarem.

“Nosso entendimento é que o correto seria a disponibilidade da abertura da conta salário já no próprio Parque do Sesi, pois da forma que foi encaminhada pela Prefeitura/Santander os servidores além de deslocarem-se até o Parque ainda terão que posteriormente dirigirem-se às agências designadas para garantir um direito que já deveria ser disponibilizado no primeiro momento”, afirma a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

Também foi informado que há alguns casos de servidores que se encontram afastados ou com dados desencontrados junto à Secretaria de Administração e que a estes não foram feitos os kits que estão sendo fornecidos no Parque do Sesi, restando então, a todos ligarem previamente para a referida Secretaria e consultarem se  enquadram-se em uma destas situações. Caso sim, os mesmos serão orientados a dirigirem-se até as agências designadas e oficializarem as aberturas de suas contas.

“A Prefeitura de Pelotas mais uma vez demonstra tamanha incompetência e desorganização quanto aos servidores que não possuem os kits, haja vista que não tornou público os nomes daqueles que deveriam procurar a Secretaria de Administração, fazendo com que os mesmos desnecessariamente desloquem-se até o Parque do Sesi, aguardando por várias horas”, critica Tiago Botelho, diretor do simp.

O simp espera que todos os requisitos que serão resolvidos diretamente nas agências, a exemplo da conta salário e portabilidade, ou aqueles junto à Prefeitura sejam de forma ágil, eficaz e sem transtornos aos municipários. “Até o presente momento, temos verificado que os mesmos têm passado várias horas de espera tanto no Parque do Sesi quanto nas próprias agências, pois entendemos que uma instituição bancária quando assume a responsabilidade em torno de 8.000 trabalhadores, deve apresentar  todo o suporte necessário para que tenham acesso a um atendimento de qualidade”, aponta a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

“Para nós essa agenda foi importante para esclarecermos dúvidas e aparar arestas que surgiram junto à instituição bancária. Terminamos por cumprir um papel que deveria ser do Governo Fetter, que lucrou com a venda da folha e não passa as informações para os trabalhadores e que também deverá garantir a liberação daqueles cujos horários de trabalho conflitem com os de atendimento junto ao Parque do Sesi”, critica a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues .