O Sindicato dos Municipários de Pelotas contesta o procedimento adotado pelo Banco Santander para a abertura de contas bancárias dos servidores municipais para fins de recebimento dos salários. “Verificamos pessoalmente que o Santander está negando a abertura de contas salário e induzindo os servidores a contratarem contas corrente e outros serviços que vão gerar despesas”, critica o diretor do Simp, Marcio Torma.

Conforme Marcio Torma, a direção do Sindicato dos Municipários compareceu no Parque do Sesi, onde estão sendo feitas as aberturas de contas pelo Santander, para verificar as denúncias que foram apresentadas ao Simp. “Constatamos que o Santander está negando a abertura de contas salário, alegando que existem somente outras modalidades de contas e que os servidores são obrigados a receber o primeiro salário para somente após exercer o direito da portabilidade”, afirma.

Segundo ele, o Simp fez inclusive gravações e imagens destas orientações que estão sendo dadas aos servidores pelos atendentes do Santander. “Estamos indicando aos servidores que façam suas denúncias para a ouvidoria do Banco Central, pelo número 0800 979 2345, além disso vamos buscar os meios legais para punir este procedimento”.

O diretor do Sindicato aponta a ilegalidade do procedimento do Banco Santander relativamente a duas situações: a primeira quanto a negativa de abertura de conta salário e a segunda em negar a portabilidade de imediato. “Por meio da Resolução 3402/2006 do Banco Central (Lei da Portabilidade), o servidor tem o direito imediato de escolher em qual banco deseja receber seus vencimentos”, finaliza.