Em reunião realizada na última semana, com presença de um grande número de delegados, o Conselho de Delegados do Sindicato dos Municipários, foram identificadas diversas demandas dos setores, escolas e secretarias municipais.

Os delegados da guarda municipal apresentaram demanda para que o Simp venha requerer o cumprimento da Lei Municipal que determina os requisitos para a ocupação dos cargos de chefia, ou seja, diferentemente do que ocorre até hoje, através de indicações sem o atendimento aos requisitos previstos.

Também foram recebidas reclamações dos representantes das escolas em geral, de que não há um telefone celular com crédito ou um cartão telefônico disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação, para utilização no caso de haver necessidade de contato com os pais. Isto é necessário, pois o telefone fixo da escola não realiza ligações para celulares, o que faz com que os servidores se utilizem de seus telefones particulares para atender necessidades do serviço. Será encaminhado ofício ao Secretário de Educação requerendo tal providência.

Os representantes das escolas também apresentaram a reclamação de que faltam merenda e materiais de limpeza. O Simp irá encaminhar a denúncia através de seus representantes junto ao Conselho de Alimentação Escolar.

Outro tema abordado foi a disponibilização pela Prefeitura, via internet, no Portal da Transparência, da listagem nominal dos salários dos servidores da Prefeitura, contrariando a Lei Municipal em vigor que não prevê a divulgação do nome do servidor, mas apenas do cargo, lotação, matrícula e vencimentos. Outro problema apontado é a ausência da totalidade dos descontos obrigatórios dos servidores, aparentando para quem acessa o Portal que os salários líquidos são altos, mascarando a realidade e não sendo de fato transparente. O Simp irá encaminhar a sua assessoria jurídica a legalidade ou não desta iniciativa da Prefeitura.

Os professores e servidores residentes no Capão do Leão ratificaram o pedido de que seja requerida reunião com o prefeito Eduardo Leite a fim de tratar da solução para que estes, onde diariamente arcam com as despesas do vale-transporte intermunicipal, eis que não podem se utilizar do cartão magnético, pois a empresa que faz o transporte não dispõe do equipamento validador, voltem a receber o vale em papel, como ocorria anteriormente. O Simp já havia apresentado oficio com tal reivindicação ao prefeito municipal, sem qualquer retorno.

Por fim, foi informado que na primeira quinzena de agosto o Simp estará propiciando a todos os delegados sindicais um seminário de formação com o objetivo de orientar como se dá a composição das rubricas (elementos) do contracheque, possibilitando uma melhor compreensão na tomada de decisões no momento das negociações salariais e que os delegados sindicais, com as instruções recebidas, sejam multiplicadores destas informações em seus locais de trabalho.