A direção do Sindicato dos Municipários manteve reunião com a secretária de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore, para tratar de diversas reivindicações dos servidores daquela Secretaria. Entre os temas abordados estiveram o pagamento de diárias para motoristas, condições de trabalho, denúncias de assédio moral, regulamentação do adicional de risco de vida e remanejos como medida punitiva de servidores, entre outros ítens.

Também estiveram presentes à reunião os superintendentes e gerentes  das pastas que compõem aquela Secretaria.

Com relação aos motoristas da Secretaria, o Simp reivindicou o pagamento das diárias a que têm direito os servidores quando de seu deslocamento a municípios próximos de Pelotas, o que não vem sendo feito. Também requerido a disponibilização de recursos para o pagamento dos pedágios, eis que pela sistemática atual os motoristas têm de arcar com este pagamento utilizando-se de recursos próprios e só após são ressarcidos.

As péssimas condições dos locais de trabalho também foi objeto de denúncia por parte do Sindicato dos Municipários à secretária Clesis Crochemore, por falta de estrutura e de segurança, tanto aos servidores quanto aos usuários dos serviços públicos, sendo reivindicada a colocação de câmeras de segurança e a presença da Guarda Municipal nestes locais.

Quanto à prática de assédio moral no âmbito da Secretaria de Justiça Social e Segurança foram apresentadas denúncias trazidas ao Simp sobre ameaças de demissões e remanejos com o objetivo de punir servidores, inclusive integrantes da Guarda Municipal que aderiram à recente greve realizada por este segmento do funcionalismo.

Por fim, foram abordados ainda a necessidade de regulamentação do adicional de risco de vida, a garantia de cumprimento da jornada de trabalho nos locais, a regulamentação dos triênios para os servidores, a realização de laudos periciais para o pagamento do adicional de insalubridade, a necessidade de valorização salarial e a sobrecarga de trabalho imposta aos mesmos.

A secretária Clesis Crochemore se comprometeu em apresentar respostas por escrito às reivindicações no prazo de dez dias a partir da data da reunião.