O SIMP esteve em reunião na tarde da última quarta-feira com a secretária de saúde Arita Bergman, Liziane Matt, integrante da coordenação da ESF, e com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde para tratar do repasse concedido pelo Estado, popularizado como 14º.

Ficou acordado que o mesmo será pago aos 184 Agentes Comunitários de Saúde inscritos no PACS até setembro de 2013 de forma integral conforme repasse do Estado no valor de R#950,00, tendo ficado pendente os encargos sociais, que será definido pela Procuradoria Geral do Município a incidência ou não sobre este valor.

Foi abordada também a questão da participação dos Agentes Comunitários de Saúde no combate a dengue em nosso município. Na ocasião a Secretária afirmou que a participação desses trabalhadores será de forma educativa à população dentro de suas micro-áreas de atuação sem deslocamento dos mesmos, salvo em caso de epidemia. Ficou descartada definitivamente a participação dos mesmos em qualquer atividade que envolva a aplicação do inseticida sendo reconhecido pela secretária Arita que esta prática não faz parte das atribuições dos ACS.

A reunião foi bastante produtiva e a Secretaria se mostrou bastante acessível aos temas tratados, ficando inclusive a promessa de breve reunião para discutir pautas como PMAQ e regulamentação de lei municipal sobre o repasse do Estado acima citado, com criação de critérios, para os próximos anos.