Caro cidadão pelotense, nós servidores da Saúde estamos sofrendo uma série de ataques a nossa vida profissional e pessoal por parte da Prefeitura. Por esses motivos queremos dividir com você a verdade sobre alguns pontos e as consequências que atingirão diretamente no atendimento da sua saúde.

Apesar de alguns veículos de imprensa tentarem colocar para você que somos contra o ponto biométrico, isso é uma grande inverdade. Concordamos e defendemos o ponto, somente queremos a garantia do cumprimento das jornadas de trabalho que realizamos desde que ingressamos no serviço público municipal e por determinação das próprias administrações.

A forma como o Governo está conduzindo a imposição de novas jornadas de trabalho poderá causar muitos pedidos de demissão, de trabalhadores que se dedicam há vários anos ao atendimento à população, se aperfeiçoando e participando de treinamentos por iniciativas próprias e que já criaram fortes vínculos com você, cidadão pelotense, o que consequentemente gerará um verdadeiro caos na Saúde de nossa cidade.

Com isso, a Prefeitura terá de fazer contratos administrativos (emergenciais) para suprir a demanda, sem nenhuma garantia da ocupação destas vagas, pois para atrair novos profissionais somente pagando salários maiores aos atualmente pagos aos servidores do quadro efetivo, gerando ônus para o Município, valores estes que poderiam ser investidos na própria qualidade da sua Saúde e na valorização dos trabalhadores, que ingressaram no serviço público por méritos próprios.

E mais, estes novos contratados não teriam qualquer tipo de vínculo com você, pois não teriam o treinamento, atendimento, experiência e especialidades necessárias para a boa prestação de serviços à comunidade.

Um exemplo claro da desorganização administrativa da Prefeitura, é a total falta de planejamento com relação às férias e licenças dos trabalhadores da Saúde. O que deveria ser uma situação simples e rotineira, que é a de planejar a substituição destes para que se mantenha e garanta o atendimento integral à comunidade, o que ano após ano vem causando transtornos a você cidadão e a nós trabalhadores, a Prefeitura não consegue, como você acha então que ficará a prestação dos serviços com esta nova proposta? melhor? Com certeza não!

Não há qualquer segurança, tanto para nós trabalhadores quanto para você cidadão, seja nos Postos de Saúde, seja nas demais unidades pertencentes à Secretaria de Saúde. Da mesma forma, não temos a estrutura e os materiais adequados para bem atendê-lo: falta de gaze, de medicamentos, de aparelhos para medir pressão, termômetros, prédios quase desabando, com mofo, infiltrações, equipamentos estragados, dentre outros.

A marcação de exames e consultas, muitas vezes para serem efetivadas e oferecidas a você cidadão, dependem da boa vontade e iniciativa dos trabalhadores da Saúde junto à Secretaria, através da intermediação, ou seja, o que deveria ser natural e obrigatório por parte da Prefeitura, torna-se uma ação voluntária dos servidores.

Por tudo o que citamos, pedimos a você cidadão que entenda e se some conosco, dispondo-se ao enfrentamento e à luta junto à Prefeitura, solidarizando-se com nossa causa que é a mesma sua: a defesa da Saúde pública e a garantia de um atendimento digno e de qualidade para todos!

SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DE PELOTAS – SIMP

Setembro/2015