SIMP FAZ REUNIÃO COM SERVIDORES DO DIP
A direção do Sindicato dos Municipários realizou reunião com os servidores do Departamento de Iluminação Pública (DIP), no final da tarde da última quinta-feira, tendo como pauta a jornada de trabalho. Devido ao início do vigor do Decreto Municipal que altera as jornadas de trabalho, os trabalhadores deste departamento começaram a realizar oito horas de trabalho diários.
Ocorre que tal alteração tem gerado diversos problemas, tanto para os que trabalham diurnamente, como para os noturnos. Torna-se impossível com esta jornada de oito horas a realização plena das atividades por parte dos servidores, haja visto que assim sendo são formadas três equipes de trabalho, que acabam ocupando por diversas vezes horários concomitantes sem que para isto tenham as condições necessárias para tal.
Exemplo desta falta de condições é a existência de um único caminhão para a realização dos serviços, então enquanto uma equipe trabalha, outra permanece no Departamento sem ter como exercer suas atividades.
Uma constatação feita é a de que estes funcionários tendem a render mais com uma jornada de seis horas do que com uma de oito, pois nesta última boa parte do tempo é gasto com deslocamentos constantes. Na jornada de seis horas corridas o tempo de deslocamento tende a ser menor, tendo em vista que os trabalhadores executam uma rota de reparos única. “Dessa forma como vêm sendo executadas as tarefas contraria, ao nosso ver, inclusive o princípio da economicidade, pois faz com que se gaste mais com combustível e vales-transporte, para realizar as mesmas tarefas”, critica Marcio Torma, diretor do Simp.
Acontece que o absurdo maior é feito com os trabalhadores do turno da noite, que anteriormente trabalhavam das 18h à 0h, e hoje simplesmente para cumprir as oito horas trabalham das 18h às 22h e das 23h às 3h, sendo que após a meia noite não há mais eletricista, pois os mesmos são contratados por seis horas diárias.
“A soltada do serviço às 3 horas da madrugada é um verdadeiro absurdo, onde na maioria dos locais não tem transporte público e, o que é pior, coloca em risco a segurança e a integridade física dos trabalhadores no retorno do local de trabalho até suas residências. Desconhecemos qualquer outra categoria de trabalhadores que finalizem suas atividades no meio da madrugada, mostrando a total falta de planejamento e consideração por parte da Administração Pública Municipal para com estes servidores”, critica novamente o dirigente do Sindicato.
Para tentar resolver esses e outros problemas, o Simp, juntamente com uma comissão representativa do DIP, buscará agendar com a maior brevidade possível uma reunião com o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Luiz Van der Laan, responsável pelo Departamento.
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por simp em 22 de janeiro de 2016 às , e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não está autorizado no momento. |