ETERPEL: SIMP AGUARDA RETORNO ÀS REIVINDICAÇÕES APRESENTADAS
O Sindicato dos Municipários realizou reunião com os trabalhadores da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel), na quarta-feira (17), para definir as reivindicações relativas à data-base, e encaminhou ofício ao diretor-presidente da Empresa, Jorge Vasques, no último dia 18, buscando o agendamento de reunião, a fim de tratar da pauta definida, ainda sem qualquer retorno.
Entre as reivindicações está o pedido de reajuste salarial, de 11% a partir de primeiro de maio, referente à inflação acumulada de abril/16 a abril/17, pelo INPC, na ordem de 3,99%, mais ganho real de 7,01%; base de cálculo equivalente ao valor do salário mínimo nacional para todas as vantagens de natureza salarial; e elevação do valor atual do vale-alimentação na ordem de 20%, haja vista que no ano passado a Eterpel foi o único órgão da Administração Indireta que ficou sem tal reajuste.
Com relação a condições de trabalho, é reivindicado a disponibilização de banheiro no posto avançado de venda de passagens, localizado na Rua Baltazar Brum, anexo a sede da Secretaria Municipal de Saúde (o local não possui também segurança para guardarem seus pertences, tendo inclusive já sido furtado um telefone celular); na própria rodoviária também devem ser disponibilizados de forma mais fácil materiais periféricos de informática como teclados, mouses, impressoras, dentre outros, haja vista que atualmente tudo encontra-se no setor administrativo, o que prejudica o andamento dos trabalhos, aos passageiros, em face da burocracia e da demora nas instalações, quando há necessidade de substituição destes materiais.
Ainda quanto ao mesmo tema, no que se refere aos trabalhadores da equipe de zeladoria, que sejam providenciados materiais e equipamentos adequados ao porte físico de cada um, por exemplo, tamanho e estrutura de vassouras e outros itens; quanto ao setor de estacionamento é necessário providenciar a instalação de uma cancela (encontra-se em falta) e o conserto de uma existente; quanto às cadeiras destinadas aos trabalhadores dos mais diversos setores da Eterpel, várias destas encontram-se danificadas, com falta de parafusos, rodinhas, e outros itens que prejudicam o trabalho e a saúde destes, requerendo sua imediata substituição por materiais adequados.
Quanto aos trabalhadores que exercem a função de telefonista, pleiteia-se uma sala específica destinada a estes, tendo em vista que onde atuam atualmente, o serviço fica por prejudicado devido a várias pessoas de outros setores também trabalharem ao redor; solicita-se que seja reativado o programa informatizado denominado “Mesa PC”, que encontra-se inoperante.
Por fim, é reivindicado que haja uma atualização do sistema informatizado denominado “SIS ROD”, pois apresenta inclusive pontos de paradas de ônibus intermunicipais (destinos) que sequer a Eterpel emite ou vende passagens para estes.
O Simp aguarda o agendamento de reunião de negociação com a maior brevidade possível.
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por simp em 25 de maio de 2017 às , e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não está autorizado no momento. |