A direção do Sindicato dos Municipários manteve reunião com o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, no último dia 16, terça-feira da semana passada à tarde, para apresentação da entidade, bem como para tratar de temas comuns aos municipários e a servidores da UFPel, especialmente quanto às cargas horárias destes.

“Em nossa primeira reunião com o novo reitor da UFPel, fizemos um cordial e importante debate em torno de pautas envolvendo servidores que trabalham tanto no Município quanto na Universidade”, informa a presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

O principal tema envolvendo os servidores diz respeito às cargas horárias, em especial daqueles vinculados a área da saúde. Neste segmento está havendo o apontamento, por parte da Controladoria-Geral da União (CGU), possível ilegalidade quanto ao excesso de cargas horárias quando há soma destas, isto é, Município e Universidade.

A CGU tem o entendimento de que se a soma das jornadas de dois cargos ultrapasse 60 horas semanais há uma ilegalidade, tendo o servidor de optar por um destes cargos, exonerando-se do outro.

1

“Argumentamos que estamos buscando a regulamentação das 6 horas diárias junto ao Executivo e o reitor Pedro se mostrou solidário a esta pauta, inclusive se dispondo a buscar fazer este debate junto à Prefeita do Município”, finaliza Tatiane Lopes Rodrigues.