A medalha “Doce Mulher Guerreira” é um título oferecido pelo Legislativo Municipal às mulheres pelotenses que deixam marcas na história de Pelotas, como uma forma de homenageá-las por suas histórias de luta.

A proposição da medalha se dá todos os anos, no mês de março, em alusão ao mês de luta das mulheres, principalmente pelo Dia Internacional da mulher (08/03). A proposição é de todos os vereadores e vereadoras, que devem indicar o nome de uma mulher, todos os anos, para o recebimento da medalha.

Tatiane Lopes Rodrigues, presidente do SIMP, foi homenageada pela história de luta à frente do Sindicato dos Municipários de Pelotas, um dos mais atuantes na nossa cidade e da região sul, por indicação da vereadora do PSOL, Fernanda Miranda.

Presidente da atual gestão, Tatiane Lopes Rodrigues, a Tati, militante dos movimentos sociais e sempre engajada nas lutas dos trabalhadores em nossa cidade, já foi diretora da União Pelotense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Assis Brasil. Desde que ingressou na Prefeitura, há mais de quinze anos, passou a lutar pelos direitos dos servidores municipais, sendo uma liderança respeitada pelas forças políticas de nossa cidade.