Na tarde de quarta-feira (26) em frente ao Paço Municipal, reuniram-se cerca de 150 trabalhadores da educação mais a Direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas em ato público, a fim de demonstrar indignação e desacordo a respeito dos últimos ataques cometidos pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) e, posteriormente, revogados pelo Executivo. Tratam-se da portaria que extinguia as faltas justificadas (fj’s) e instrução normativa que alterava a disposição da hora planejamento, ambas publicadas sem a devida discussão com a categoria.

O Simp havia enviado ofício à prefeita expressando como inaceitável a postura do Secretário Municipal de Educação e Desporto, Artur Corrêa, que, sem qualquer tipo de diálogo, comunicação prévia ou debate, emitiu portaria e instrução normativa, de forma totalmente unilateral. Em resposta, a Chefe do Executivo esclareceu que tornou sem efeito as medidas adotadas pelo Secretário, e que não pretende revisar a praxe estabelecida na rede municipal de ensino quanto às fj’s.

Logo, no entendimento do Sindicato, não deveria ser debatida nenhuma forma de revogação desta conquista, mas sim, inclusive, ampliada aos demais trabalhadores de todas as Secretarias.

“Realizamos um importante ato, deixando claro a indignação dos trabalhadores da educação com qualquer possibilidade de retirada de conquistas”, afirma a Presidente do Sindicato dos Municipários de Pelotas, Tatiane Lopes Rodrigues.

Ressalta ainda que “Entendendo que, mais do que nunca, numa conjuntura de supressão de conquistas, é necessário que estejamos com participações massivas de nossa categoria nas atividades, pois somente com muita mobilização e participação as manteremos e até poderemos ampliá-las”, finaliza Tatiane.