SIMP CRITICA MEDIDAS “PARCIAIS” DE PREVENÇÃO ADOTADAS PELA PREFEITURA AO CORONAVÍRUS
Após o final da assembleia geral realizada na segunda-feira (16), em que foram aprovadas a pauta de reivindicações relativas à data-base da categoria para este ano e o documento denominado Nota de Exigência, sendo este para que fossem adotadas medidas imediatas de prevenção ao contágio do coronavírus, suspensão temporária dos serviços considerados não essenciais e dos servidores que estiverem enquadrados nos grupos de riscos, ambos protocolados junto ao Executivo naquele mesmo dia.
Já na terça-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas realizou reuniões com os secretários municipais e alguns vereadores do Município, explicando as ações que passarão a valer em Pelotas a partir do Decreto e pediu o apoio de todos para o enfrentamento do coronavírus. Ocorre que dentre as várias medidas anunciadas, chama a atenção do SIMP no que se refere aos servidores públicos, mais especificamente da educação que as aulas serão suspensas por 30 dias a partir de sexta-feira (20), porém, determina que diretores de escolas e pessoal de limpeza mantenham plantão, ou seja, possam ser contaminados ou até passarem a ser agentes transmissores da doença.
Quando a prefeita seleciona ou mantém um grupo de profissionais na escola, primeiro que é de total discordância com o que foi aprovado pelo conjunto dos trabalhadores na assembleia; segundo, é um contrassenso manter trabalhadores em escolas que estarão sem alunos, fazendo com que se desloquem, expondo-os a um risco desnecessário, eis que além de se utilizar do transporte público, acaba desrespeitando a saúde destes, de seus familiares e comunidade em geral; os casos de pessoas que estão contraindo o vírus e até já registrados de óbito, têm aumentado no país, logo, a prefeita, com esta postura, vai na contramão das atitudes que outras instituições em nível nacional e internacional vem tomando.
O Simp encaminhou ofício à prefeita e solicitou reunião com urgência para tratar destes temas e a outros que dizem respeito aos servidores.
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por simp em 18 de março de 2020 às , e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não está autorizado no momento. |