O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) enviou documento à Prefeita Paula Mascarenhas requerendo o imediato fechamento das escolas municipais com casos confirmados de contaminações pela COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais em toda a rede municipal de ensino, tendo em vista o rápido aumento do contágio pelo coronavírus.

Os casos suspeitos e as confirmações de contaminação pela COVID 19 atingiram diversas escolas, como as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, Santa Irene, Jacob Brod, João da Silva Silveira, Joaquim Assumpção e a Escola Municipal de Educação Infantil Herbert José de Souza.

“Entendemos que para defender a saúde e a vida de professores, servidores e alunos não há outro caminho senão o da suspensão das aulas presenciais em toda a rede municipal, o que é plenamente justificável devido ao aumento do número de casos suspeitos e confirmados de contaminação”, aponta a presidente do Sindicato dos Municipários, Tatiane Lopes Rodrigues.

Para o SIMP, somente o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual não é o suficiente para evitar o contágio de professores e servidores, tanto que a transmissão e os contágios continuam ocorrendo.

“É preciso rever a decisão da retomada das aulas presenciais neste momento para a preservação de vidas”, salienta Tatiane, informando ainda que o Sindicato irá buscar a interferência do Ministério Público Estadual por meio de representação.

“As escolas municipais não podem se tornar focos de contaminação da população pelotense e a prioridade deve ser a preservação da vida”, finaliza a presidente do Simp.