Durante os dias 24 e 25, quarta e quinta-feira desta semana, foram realizadas as eleições para a escolha dos novos integrantes dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e do Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas, Prevpel, para o período 2022/2026.

O processo eleitoral se deu no Átrio da Prefeitura Municipal de Pelotas e pela primeira vez em dois dias, para os três órgãos colegiados, com garantia estabelecida em Decreto para servidores, mesmo em horário de serviço, deslocarem-se pelo tempo necessário a fim de exercerem o seu direito ao voto. Poderiam votar servidores de regime estatutário, ativos e aposentados do Instituto a partir do ano de 2000.

O Conselho Deliberativo é composto por nove servidores, sendo destes quatro eleitos, quatro indicados pelo Executivo e um indicado pelo Simp. O Conselho Fiscal é composto por três servidores, dentre estes um eleito, um indicado pelo Executivo e outro indicado pelo Simp. Já o Comitê de Investimentos é composto por cinco integrantes, sendo dois servidores eleitos, dois indicados (Executivo e Simp) e o outro é indicado pelo Prevpel, no caso, o Gestor de Recursos Financeiros.

Votaram no pleito 1.983 servidores, a maior presença de toda a história do Prevpel, sendo que a participação é facultativa.  O resultado do pleito foi o seguinte:

CONSELHO DELIBERATIVO

- TITULARES (Eleitos):

1º TIAGO BOTELHO – SIMP: 617 votos;

2º SILVIO – SILVINHO: 272 votos;

3º SÉRGIO COSTA DA ROSA – EMEF. N. SRA DE LOURDES: 235 votos;

4º RODRIGO COSTA: 184 votos.

- SUPLENTES:

5º MAGNO – SANEP: 135 votos;

6º MANINHA: 104 votos;

7º ADRIANA FARIAS: 79 votos;

8º ROSÂNGELA RACHINHAS – DANDA: 70 votos.

CONSELHO FISCAL

- TITULAR (Eleito):

1º RENATO ABREU – SANEP: 926 votos.

- SUPLENTE:

2º OTONI SÉRGIO FLORES XAVIER: 481 votos.

COMITÊ DE INVESTIMENTOS

- TITULARES (Eleitos):

1º FABIO MENDES: 942 votos;

2º SAULO ROBERTO BERNARDES BANDEIRA: 435 votos;

- SUPLENTE:

3º DANIEL BRUM CORRÊA: 414 votos.

A importância do amplo comparecimento e do resultado das eleições são fundamentais para o futuro dos direitos dos servidores estatutários e, consequentemente, de seus dependentes, no que tange a benefícios de aposentadorias, bem como assegurando com solidez e rentabilidade os recursos oriundos das contribuições de trabalhadores e Prefeitura, além do Fundo de Assistência Médica (FAM).

Os nomes escolhidos pelos servidores indicaram colegas capazes, habilitados e com o reconhecimento da categoria para sua representação nos três órgãos colegiados.