O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) promove mobilização em frente a Prefeitura na próxima quarta-feira, dia 08, a partir das 9h30 e até 11h30, em protesto contra o descumprimento do Município quanto ao pagamento do reajuste de 14,95% no piso salarial do magistério, a partir deste mês de janeiro, bem como para a não retirada de conquistas dos servidores da educação, e ampliação destas.

O SIMP convida professores e orientadores educacionais, relacionados ao piso do magistério, e os demais servidores da educação quanto a defesa das conquistas funcionais.

Com relação ao piso, tão logo ocorreu a publicação da Portaria de número 17 do Ministério da Educação no Diário Oficial da União, o SIMP protocolou ofício dirigido à Prefeita Paula Mascarenhas, requerendo o pagamento do reajuste de 14,95%.

Até a presente data não houve qualquer resposta por parte da Prefeita, sendo que o não pagamento do reajuste foi constatado com a publicação dos contracheques referentes aos salários de janeiro, na página web da Prefeitura.

Com o reajuste de 14,95% o piso salarial nacional do magistério alcança o valor de R$ 4.420,55 para 40 horas semanais neste ano de 2023, o que já deveria estar sendo pago aos professores.

O SIMP desde o final de 2022 vem tentando agenda com a Prefeita Paula Mascarenhas para tratar de temas relacionados à educação, além de outros segmentos dos servidores municipais.

Recentemente a Prefeita entrou em contato com o Sindicato buscando agendar um único momento para tratar de todas as pautas e negando a participação das representações de servidores em acompanharem a direção do SIMP, e, ainda, com limitação no número de pessoas. O SIMP respeita a presença das representações juntamente à direção, para debater assuntos que lhes são pertinentes, e causa estranheza quando frequentemente é publicizada nas mídias da Prefeitura a realização de reuniões com participação de várias pessoas e comissões dos mais diversos setores da sociedade.

Quanto aos professores e orientadores educacionais associados ao SIMP, com relação ao reajuste do piso salarial nacional do magistério, a entidade orienta contactar com a assessoria jurídica para maiores informações, pelo telefone 3225-8647; whatsapp (53) 99125-4563; ou e-mail: chappercavada@hotmail.com

.