A diretora do Sindicato dos Municipários de Pelotas, Gisele Caldas Schwanz recebe nesta quarta-feira, às 10h, na Câmara Municipal, a homenagem “Mulher Doce e Guerreira”, que é oferecida pelo Legislativo Municipal às mulheres pelotenses que deixam marcas na história de Pelotas, como uma forma de homenageá-las por suas histórias de luta.

A proposição da homenagem se dá todos os anos, no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da mulher (08/03). A proposição é de todos os vereadores e vereadoras, que devem indicar o nome de uma mulher, todos os anos, para ser homenageada.

Este ano Gisele Caldas Schwanz faz parte das homenageadas, por proposição da vereadora Carla Cassais (PT). Nascida em Pelotas, Gisele é municipária desde 1999, no cargo de Auxiliar de Educação Infantil e dirigente do Sindicato dos Municipários, integrando a direção executiva há longo tempo.

Como dirigente do SIMP, participa não só das lutas da categoria dos municipários, mas também pelos direitos dos demais trabalhadores, sendo dirigente da Regional Sul da Central Única dos Trabalhadores e faz parte do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, CACS, indicada pelo Sindicato.

Já integrou o Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal da Prefeitura de Pelotas, COPARP, e a Comissão Municipal de Avaliação do Estágio Probatório, CMADEP, sempre representando os servidores.

Esta é a segunda vez que uma integrante da direção do SIMP recebe esta homenagem. No ano de 2018 a presidente do Sindicato, Tatiane Lopes Rodrigues, foi uma das homenageadas pela Câmara de Vereadores.