O Sindicato dos Muncipários de Pelotas – SIMP, recebeu ao longo da semana diversas ligações e mensagens onde relatavam que os Auxiliares de Educação Infantil estavam sendo chamados por algumas direções de escolas para se apresentarem ao trabalho no dia 31/07 (último dia de recesso).
1
O SIMP averiguou que a mensagem do RH da SMED às direções era de que funcionários (em geral) “poderiam” ser chamados para trabalharem no dia 31/07 a fim de auxiliarem na organização para retorno às aulas, sendo que Professores e alunos retornariam dia 01/08. Os Auxiliares por pertencerem ao quadro de funcionários de escola, foi o fato de tal chamamento para o dia 31/07 ter causado a dúvida.
1
Tendo em vista que, conforme já havia sido divulgado pelo SIMP da garantia do recesso escolar aos Auxiliares de Educação Infantil juntamente com os Professores, logo, por sua vez, se estes últimos retornam dia 01/08, também os Auxiliares deveriam retornar na mesma data.
1
Mesmo assim, diante de algumas direções estarem os chamando para o dia 31/07, o SIMP fez contato com o Executivo e obteve retorno nesta tarde (sexta, 28/07) de que a Secretária da SMED, Adriane Silveira, fará um comunicado geral de que os Auxiliares devem retornar junto com os Professores dia 01/08.