Na tarde desta última quinta-feira, mesmo com temperatura alta e sol forte, aproximadamente 500 Municipários participaram do ato de protesto promovido pelo SIMP, em frente à Prefeitura, com paralisação dos servidores pelo turno da tarde, conforme definido na assembleia geral da categoria realizada na segunda-feira, dia 13.

O ato e a paralisação ocorreram em protesto contra o atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de outubro, para parte significativa de servidores, demarcando o repúdio à prática adotada pela Prefeita.

O pagamento da totalidade do funcionalismo ocorreu somente na segunda-feira (13), em decorrência de medida liminar obtida em ação judicial patrocinada pelo Sindicato dos Municipários, e que determinou o pagamento até aquela data. A ação judicial foi motivada pelo atraso no pagamento, que deveria ter ocorrido até o quinto dia útil do mês. Com isto o SIMP obteve êxito judicial em Pelotas, e confirmado pelo Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, que rejeitou o recurso da Prefeitura, resultando no depósito dos valores nas contas dos servidores, pelo Município.

Além dos Municipários que se fizeram presentes no ato, um número ainda maior também aderiu, paralisando as atividades nos seus locais de trabalho.