SIMP APOIOU REALIZAÇÃO DA “MARCHA MESTRA GRIÔ SIRLEY AMARO/PELA NOSSA HISTÓRIA E ANCESTRALIDADE”
O Sindicato dos Municipários foi um dos apoiadores da “Marcha Mestra Griô Sirley Amaro /Pela nossa História e Ancestralidade”, realizada no sábado, dia 18, que tem por objetivo a reflexão coletiva acerca dos temas específicos relacionados ao povo negro e, em especial, ao povo negro residente em nossa cidade, também, que neste ano saudamos Zumbi e Dandara de Palmares com a celebração dos 45 anos do Movimento Negro Unificado no Brasil, 50 anos do Movimento Hip Hop e 115 anos da Umbanda, demarcando a resistência e luta negra em nosso país.
A “Marcha Mestra Griô” é composta por diversas instituições e coletivos que atuam na promoção de uma educação antirracista, cultural, social, econômica e política em nosso município de Pelotas e teve inicío em 2003 a partir de iniciativa do hoje Centro de Ação Social, Cultural e Educacional Odara. A partir de 2019, o tema da marcha foi redimensionado por indicação do Coletivo Juntos Negras e Negros em homenagem a Mestra Griô Sirley Amaro ainda em vida.
As instituições e coletivos que organizaram a marcha são: Movimento Negro Unifiado/MNU, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas/CPDCNPEL, Centro de Ação Social, Cultural e Educacional Odara, Coletivo Antirracista O melhor de Cada Uma, Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão, FEMENI, Núcleo de Educadoras e Educadores Negros, Movimento Hip Hop, Coletivo Juntos Negras e Negros, Bloco do Mapa, Levante Negro, Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas/CMPTERPEL, OAB/Setorial Antirracismo, Setorial de Negras e Negros/PSol, CONDIN, Projeto Poevivência, GAMP, Las3 Tramas, Coletivo Resistência/PT, GT Negros e Negras/ASUFPEL, Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubetei/Projeto Orumalé Sagrado Pelotas, Kilombo das Gurias, FONSANPOTMA, AFROPEL, CDD/Dunas, Clube Cultural Fica Ahí, Clube Cultural Chove Não Molha, Centro de Educação, Esporte, Cultura e Lazer CUIDANDO DE NÓS, PET Fronteiras: Saberes e práticas populares, Movimento de Resistências UFPRETA.
E apoiadores: CPERS/24º Núcleo; SIMP; ADUFPEL; ASUFPEL; Sindicato dos. Bancários de Pelotas; SECULT/Prefeitura de Pelotas, Curso de Jornalismo/UFPEL, RadioCom/104.5 FM.
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por simp em 23 de novembro de 2023 às , e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não está autorizado no momento. |