Desde sábado (08/06) e permanecendo até o momento (quinta, 13/06), servidores não têm conseguido aderir via App do BANRISUL à suspensão por seis meses do desconto dos empréstimos consignados, dando uma mensagem de “Aviso! Serviço indisponível.”

O Sindicato repassou já desde sábado tal problema ao Executivo, para que este intervisse junto ao BANRISUL. A resposta que o Banco deu na segunda-feira (10/06), foi de que o sistema do App para a opção de suspensão dos empréstimos consignados está com problema, passa por instabilidade, por isso está desativado momentaneamente para TODOS os municípios, mas não havia sido dado um prazo para a solução.

Logo, o SIMP solicitou ao Executivo cobrar do BANRISUL uma data de previsão, correção, e ampliação do prazo para a operação quando estiver novamente disponibilizada, o que a Prefeitura já o fez.

Porém, agora neste momento (quinta, 13/06), a informação atualizada por Tavane de Moraes Krause, Coordenadora de Transparência e Controle Interno – CTCI que, em nome da Prefeita Paula Mascarenhas, tem respondido a todos os questionamentos do SIMP desde o início da operação, é de que embora esteja havendo sucessivas reuniões do BANRISUL em nível estadual com suas gerências comerciais e de governo, mais as superintendências, tendo todas as suas esferas acionadas e sendo cobradas por solução e posição de todos os municípios, ainda não há qualquer posição institucional do Banco.

O Sindicato ressalta que o problema é mera e tão somente do BANRISUL, em todo o estado para com os servidores municipais e estaduais no que tange ao programa Reconstruir RS, ou seja, não se trata de dificuldades impostas pela Prefeitura de Pelotas. Também se salienta que por ora não adianta os servidores municipais irem presencialmente às agências, pois não estão realizando a operação de suspensão, a qual quando estiver novamente disponível, será somente via App (ou mediante uma nova ordem/instrução).

Quanto ao prazo para acessar o App e confirmar a operação de suspensão que seria até amanhã, sexta-feira, 14/06, o SIMP entende que tal período se torna inexequível, isto é, sem fundamento, haja vista que o sistema até o momento se encontra inoperante, logo, certamente o Sindicato, a Prefeitura e todos os municípios atingidos, exigirão do BANRISUL que se abra um novo prazo a contar de quando definitiva e efetivamente estiver funcionando e disponibilizada a opção no App.

Por fim, o SIMP reitera a orientação de que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.