Ocorreu na última quinta-feira (12/09) o debate promovido pelo Sindicato dos Municipários de Pelotas – SIMP, com os candidatos a Prefeito, lotando os assentos do auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, e repetindo a organização e sucesso das diversas edições anteriormente realizadas em eleições municipais. Embora com confirmação prévia de todos os seis candidatos, dois não compareceram, Irajá Rodrigues (MDB) e Marciano Perondi (PL).

No caso do candidato Irajá Rodrigues, sua assessoria informou ao SIMP, com antecedência, da sua impossibilidade de comparecimento devido a vários exames de saúde que deveria realizar naquela semana, cancelando então todos os compromissos que haviam sido realizados. Já quanto ao candidato Marciano Perondi, sua assessoria também com antecedência havia informado que ele se atrasaria e que a princípio chegaria por volta das 15h. No debate, no momento dos sorteios prévios para a ordem de colocação no palco e falas, foi considerado o seu nome, pois seria somente um atraso, não uma falta, sendo que quando chegou o horário apontado esteve presente um dos seus assessores comunicando ao SIMP que o candidato não compareceria mais.

Mesmo com a ausência de dois dos candidatos e diante do mau tempo, um grande número de associados do SIMP compareceu e prestigiou o debate, que é o único voltado exclusivamente para as pautas do funcionalismo público municipal, um dos maiores da região sul com presença de público, também é o que oportuniza maior tempo para os candidatos se dirigirem diretamente aos Municipários. O debate também se destacou pela estrutura envolvida, inclusive desta vez contando com intérprete de libras.

Por problemas técnicos da RADIOCOM não foi possível a transmissão ao vivo do áudio do debate, porém, nos próximos dias o SIMP receberá da produtora a gravação (imagem e áudio) na íntegra, a qual será disponibilizada de forma pública e acessível através das mídias do Sindicato.

Todas as 8 perguntas que a Direção do SIMP preparou e que foram dirigidas aos candidatos, abrangeram todos os segmentos do funcionalismo, sejam celetistas ou estatutários, abordando sobre salário, carreira, auxílio alimentação, condições de trabalho, regulamentações em leis municipais, dentre outros.

“O debate do SIMP, mais uma vez, cumpriu com seu propósito que é o de oportunizar aos Municipários sócios do Sindicato, que são aqueles que contribuem mensalmente e que possibilitam a existência da entidade para que se possa fazer a luta, oferecer serviços, propiciar eventos como este e encaminhar as pautas da categoria,  um momento de conferir diretamente as propostas dos candidatos para suas vidas funcionais e por fim definirem sua escolha para o futuro Chefe do Executivo”, avalia Tiago Botelho Domingues, presidente do SIMP.