O SIMP iniciou a visitação nas escolas municipais, acompanhando o perito judicial nomeado em processo ajuizado pelo Sindicato, a fim de avaliar as condições de trabalho das(os) merendeiras(os). O trabalho teve início na última quarta-feira, dia 30/10, exatamente no dia em que é comemorado nacionalmente como sendo o da MERENDEIRA ESCOLAR.

O trabalho vem sendo desenvolvido através da realização de uma amostragem envolvendo algumas escolas da zona urbana, outras da zona rural, tanto as EMEF’s, EMEI’s e Colégio Pelotense, abrangendo turnos da manhã, tarde e noite, para fins de execução de laudo pericial que irá avaliar condições estruturais e insalubres de trabalho destes profissionais.

A primeira escola visitada foi a de Educação Infantil Maria Lídia Magliani, no Bairro Sítio Floresta, sendo outras unidades também já inspecionadas, o que terá continuidade ao longo das próximas semanas.

“As escolas que temos visitado têm algumas características em comum, como quantidade deficitária de merendeiras(os) para atendimento de todos os alunos, porém, há outros aspectos que as diferenciam, como estrutura predial, faixa etária do público alvo, número de alunos e materiais de trabalho”, informa o presidente do SIMP, Tiago Botelho Domingues, acrescentando que “tanto o Sindicato quanto o perito vêm sendo bem recebidos e o objetivo é melhorar a qualidade do serviço, saúde e segurança no trabalho destes profissionais, bem como o pagamento do que lhes for atribuído”.