IMPOSSIBILIDADE DE FÉRIAS COLETIVAS DA EDUCAÇÃO EM JANEIRO/2025: SIMP CONTESTA E COBRA EXECUTIVO
Nos primeiros dias deste mês, o SIMP teve acesso a uma mensagem escrita de whatsapp por parte do Secretário Municipal da SMED, Marcelo Aldado, direcionada às Equipes Diretivas informando que devido aos desafios previstos para o início do ano letivo de 2025, como a entrega de livros didáticos, o processo de matrícula de novos alunos, acrescido da transição das Equipes Diretivas após Consulta Popular nas Escolas, não seria possível manter as férias coletivas em janeiro. Logo, diante disso, então que as Escolas devam funcionar em regime de plantão durante o mês de janeiro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 14h, sendo a organização definida pela equipe diretiva de cada Escola, em conjunto com a futura gestão.
Imediatamente ao acesso desta mensagem, o SIMP fez contato telefônico com a prefeita Paula Mascarenhas que, num primeiro momento, disse não haver sido informada desta mensagem da SMED, porém que entraria em contato com o Secretário e retornaria ao Sindicato. Posteriormente, ela retornou ao SIMP após contato com o Secretário e ratificou a informação dele, ou seja, compreendeu as necessidades ora apontadas.
Já naquele mesmo momento o SIMP apontou a necessidade da manutenção das férias coletivas em janeiro a todos os trabalhadores da Educação, tendo em vista que em outros anos já houve as mesmas situações vivenciadas e houve uma organização para a realização destas. Além do que, o fato de todos os servidores tirarem férias coletivas no mês de janeiro possibilita a convivência familiar destes com seus filhos, que também estarão em férias escolares, aliado ao fato de atender aos princípios de economia e eficiência para a Prefeitura, haja vista que ao longo do ano se tiver de organizar gozo de férias individuais, certamente incorrerá em sobrecarga de trabalho para aqueles que prosseguirem trabalhando e, por consequência, prejudicará o atendimento à comunidade escolar.
O SIMP também questionou à Prefeita sobre se a equipe de transição do novo Governo Municipal teria participado desta tomada de decisão do Secretário da SMED, onde este coloca uma determinação a ser executada pela nova Administração que assumirá em 2025, sendo a resposta negativa por parte da Chefe do Executivo e que em virtude disto conversaria com a citada transição e em breve daria retorno ao SIMP.
O Sindicato dos Municipários entende que seria um verdadeiro retrocesso não conceder as férias coletivas da Educação em janeiro de 2025, pelos motivos já acima citados, e por isso desde a ciência da mensagem do Secretário da SMED, tem buscado garantir a manutenção destas, sendo que, caso não se resolva diretamente com a atual Administração Municipal, será cobrada a confirmação junto à equipe de transição do novo Governo Municipal.
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por simp em 18 de novembro de 2024 às , e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não está autorizado no momento. |