VALE-ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES CELETISTAS DURANTE AFASTAMENTOS DE SAÚDE POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA
11/12/25
O SIMP recebeu inúmeras reclamações de servidores efetivos ocupantes de emprego público (celetistas), regime CLT (não contratos administrativos/emergenciais ou cargos em contrato administrativo – CC’s), em que quando se encontram legalmente afastados por motivo de saúde superior a 15 dias, passam a receber benefício previdenciário de incapacidade temporária do INSS, não ficando na folha de pagamento da Prefeitura, não têm recebido o depósito de seus créditos referente ao vale-alimentação.
Além deste, há outros casos identificados de servidores que se afastaram por apenas 10 dias, estando com pagamento de remuneração sob responsabilidade da Prefeitura e que também nada receberam a título de vale-alimentação.
Há outros casos, a maioria, daqueles que se afastaram ou ainda se encontram afastados com prazo superior a 15 dias, ou seja, sabe-se que ultrapassado tal período, o pagamento remuneratório não é mais de competência da Prefeitura e sim do INSS, sob a concessão do benefício por incapacidade temporária, o que em nada se confunde da Administração Municipal eximir-se de sua responsabilidade de manter o depósito de uma vantagem de caráter indenizatório (vale-alimentação).
Conforme a Lei Municipal nº 7.441/2025, em seu Art. 4º, prevê a exclusão das hipóteses de não concessão do vale-alimentação previstas na Lei Municipal nº 6.740/2019 para os casos de afastamentos de saúde e durante o gozo das licenças maternidade e paternidade, isto é, passou a conceder o vale-alimentação em tais casos, tanto para estatutários quanto celetistas, não havendo distinções.
Assim, diante destas dúvidas e diferenças acima elencadas, o SIMP requereu à Secretaria de Recursos Humanos, com a máxima urgência, uma resposta definitiva e explicativa e, por fim, identificados prejuízos que alguns estão tendo, sobre como iria proceder para o ressarcimento e regularização do pagamento destes trabalhadores.
Recentemente o SIMP recebeu a resposta da Secretária Carla Cassais, onde informa que a partir do mês de janeiro de 2026, serão creditados aos servidores celetistas nestas situações, os valores correspondentes ao vale-alimentação da referência dezembro de 2025, ou seja, o valor de R$ 531,00.
Quanto aos valores retroativos (períodos anteriores), de quem estava afastado a partir da vigência da Lei citada, que passou a conceder o vale-alimentação durante os afastamentos legais de saúde, a Secretária informa que individualmente os servidores deverão protocolar requerimento junto à Secretaria de Recursos Humanos, para que cada solicitação seja analisada individualmente, considerando as especificidades de cada caso.
O SIMP, preocupado com o cumprimento deste direito dos servidores, passou a cobrar a Secretaria de Recursos Humanos para que não só o pagamento do vale-alimentação imediatamente iniciasse após a vigência da Lei, mas que não entendia o porquê deixou de ser cumprida a estes trabalhadores celetistas afastados por motivo de saúde, pois, nos casos daqueles até 15 dias, estão sob a responsabilidade e o controle da Prefeitura, dentro da folha de pagamento e, naqueles superiores a 15 dias, onde ficam segurados remuneratoriamente pelo INSS, em nada se confunde de não lhes creditar os valores do respectivo vale, haja vista que continuam sendo servidores da Prefeitura de Pelotas.
Embora a Secretaria reconheceu que são devidos os valores de vale-alimentação a serem creditados aos servidores celetistas que se encontraram ou se encontram afastados por motivo de saúde, o SIMP ainda vê como um grande problema alguns destes em que nada receberam até agora por meses, passarão a receber a partir de janeiro de 2026, mas sem ainda nesta data terem o pagamento de toda sua retroatividade desde o início do afastamento e ainda terem de protocolar individualmente tal pedido, sendo que para muitos esta ação será repetida, pois já a haviam feito antes.
DIREÇÃO DO SIMP MANTÉM REUNIÃO COM COMISSÃO REPRESENTATIVA DOS DENTISTAS
11/12/25
A Direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas manteve reunião com a Comissão Representativa dos Dentistas (eleita em assembleia específica), nesta última quarta-feira, dia 10/12, a fim de abordar diversos problemas que vêm sendo enfrentados pelos servidores em suas atividades.
Na reunião foram elencadas dificuldades que vão desde a organização funcional dos Dentistas, até falta de materiais simples de trabalho, passando inclusive por problemas estruturais que prejudicam o atendimento à população.
O encontro, através das Dentistas que representam enquanto Comissão, estas trouxeram à Direção do SIMP uma listagem minuciosa e detalhada de itens que prejudicam uma melhor prestação de serviços à comunidade e inclusive a não valorização, importância e reconhecimento devidos a este segmento da categoria dos Municipários.
O objetivo é de abordar todos os itens discutidos diretamente com a Secretária Municipal de Saúde, Ângela Vitória. A reunião já foi solicitada pela Direção do SIMP que, em conjunto com a respectiva Comissão Representativa, tentarão avançar nos encaminhamentos resolutivos junto a titular da pasta.
SIMP: FESTA DOS SEUS 37 ANOS É SUCESSO
08/12/25
O Sindicato dos Municipários (SIMP) realizou festa no sábado, dia 06/12, à noite, alusiva aos seus 37 anos de idade completados no último dia 07/12, bem como para o encerramento do ano, tendo por local o salão do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STICAP).
Com o salão do STICAP completamente lotado por sócios do SIMP e seus dependentes, inicialmente sendo servido jantar, após, foi realizado o sorteio de vários brindes doados por parceiros conveniados ao Sindicato, e finalizando com animação musical.
“Na maioria das vezes os encontros do Sindicato com seus associados acontece através de assembleias, reuniões, paralisações e mobilizações, sendo necessário também haver momentos de confraternização, lazer, interação e celebração, o que neste caso foi a festa alusiva aos 37 anos do SIMP e ao final de mais um ano de muitas lutas, reconhecendo a importância dos sócios, funcionários/colaboradores, prestadores de serviço (dentista, médica clínica geral e jurídico), parceiros de convênios e todos os demais integrantes da Direção da entidade”, enaltece o presidente do SIMP, Tiago Botelho Domingues.
Para acessar as todas as fotos, clique no link a seguir: https://www.facebook.com/simpelotas/posts/pfbid0xmicNfCRwWHXiT9Qrt2KfejjrC5EU6XNV571hwRroPYeuE6ytrQKAqpExaspSeQAl?locale=pt_BR
DIREÇÃO DO SIMP MANTÉM REUNIÃO COM SEUS REPRESENTANTES NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – CME
05/12/25
A Direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas manteve reunião com seus representantes no Conselho Municipal de Educação – CME, na última quarta-feira, dia 03/12, a fim de manter uma proximidade da SIMP com as pautas em debate e as que pretendem ser colocadas em discussão no Conselho, não só ainda neste ano mas também as que estão por vir em 2026.
“O SIMP por ter uma grande dinâmica de trabalho e por também compor os mais diversos Conselhos Municipais, muitas vezes não é possível com frequência encontros presenciais, porém, quando estes ocorrem são momentos de troca de informações, conhecimentos, elaboração conjunta de estratégias e políticas sempre em prol dos servidores públicos municipais e, consequentemente, da comunidade pelotense”, comenta o presidente do Sindicato dos Municipários, Tiago Botelho Domingues.




