Debate Candidatos a Prefeito 12.09.24

DEBATE DO SIMP COM OS CANDIDATOS A PREFEITO CONFIRMADO PARA 12/09

O Sindicato dos Municipários de Pelotas – SIMP, confirma a realização do seu debate com os candidatos a Prefeito de Pelotas, no dia 12 de setembro, a partir das 14h30 (abertura dos portões às 13h), no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense (Av. Bento Gonçalves), somente para sócios(as) do SIMP, e que terá a mediação do jornalista Carlos Machado.

As regras e o formato do debate já foram aprovados na reunião em que estiveram presentes os representantes das candidaturas. Todos os candidatos confirmaram presença ao debate, sendo eles: FERNANDO ESTIMA (PSDB 45) – POR TODA PELOTAS; IRAJÁ RODRIGUES (MDB 15); JOÃO BOURSCHEID (PCO 29); MARCIANO PERONDI (PL 22) – Pelotas voltando a crescer!; MARRONI (PT 13) – Nova Frente Popular; e REGINALDO BACCI (PDT 12).

O debate será aberto exclusivamente a servidores municipais sócios(as) do SIMP, pois são estes que contribuem mensalmente com a entidade e possibilitam manter e oferecer a estrutura necessária para as atividades sindicais de luta, representação e realização de eventos, dentre estes o próprio debate, que exige investimento significativo, como segurança, som, luz, imagem, cenário, interpretação de libras e melhorias estruturais no auditório.

O áudio do debate será transmitido ao vivo pela RádioCom, 104.5 FM, através do seu site https://www.radiocom.org.br/ e também o SIMP disponibilizará publicamente em todas suas mídias a gravação de vídeo com a íntegra na semana seguinte ao evento.

Para ingresso no local os(as) sócios(as) do SIMP deverão solicitar previamente (de 02/09 a 11/09 até 12h) sua autorização de acesso, através de qualquer um dos seguintes meios:

- E-MAIL: ingressodebatesimp@gmail.com

- WHATSAPP: (53) 99185-8954, somente mensagem escrita

- PRESENCIALMENTE NO SINDICATO: durante seu expediente, de segunda a sexta, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia

Obs.: identificar-se com nome completo e número da matrícula funcional

No acesso será exigido obrigatoriamente a autorização expedida pelo SIMP (encaminhada pelo mesmo meio utilizado pelo solicitante) tanto de forma digital ou impressa, acompanhada de documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade – RG, carteira de motorista – CNH, passaporte, carteira de trabalho e carteira de identidade profissional de órgãos de classe, como OAB, CREMERS, CRA, entre outros).

O SIMP sugere/orienta aos(as) sócios(as) que desejarem apenas apresentar a autorização de forma digital, que também levem de forma impressa, a fim de evitar possíveis transtornos como falta de bateria ou esquecimento do aparelho celular.

Como o evento será convocado pelo SIMP em formato de assembleia para os(as) sócios(as), inclusive com publicação de edital, estes terão direito de comparecimento sem prejuízo remuneratório ou funcional durante sua realização que será no turno da tarde, conforme prevê o Artigo 47 da Lei Orgânica Municipal.

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DEBATE DO SIMP COM OS CANDIDATOS A PREFEITO: REGRAS APROVADAS PELAS COORDENAÇÕES DE CAMPANHA

O Sindicato dos Municipários realizou reunião preparatória ao debate que com os candidatos a Prefeito que acontece no dia 12 de setembro, a partir das 14h30, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, somente para associados do SIMP, que teve por objetivo a apresentação e aprovação das regras referentes ao primeiro turno das eleições municipais.

As regras apresentadas pela Direção do SIMP foram aprovadas por unanimidade e a totalidade dos candidatos confirmou presença no debate.

O debate do dia 12 de setembro será em caráter de assembleia, não havendo prejuízo funcional ou remuneratório para aqueles que se fizerem presentes, porém, somente será permitido o acesso de associados do SIMP, cujos requisitos e critérios prévios serão em breve disponibilizados.

De acordo com o presidente do Sindicato, Tiago Botelho Domingues, “o debate promovido pelo SIMP é um dos maiores da região sul com presença de público e, neste caso, voltado especificamente à pauta dos servidores municipais, onde se terá a oportunidade de verificar o comprometimento dos candidatos, avaliar suas propostas e posteriormente cobrar daquele que vier a ser eleito o cumprimento do que for apresentado.”

As regras definidas e aprovadas são as seguintes:

DATA: Dia 12 de setembro, às 14h30, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, com caráter de assembleia geral da categoria somente para associados do SIMP (previsão média de 3h30 de duração).

Os candidatos ou seus assessores, deverão estar no local às 14h para fins de realização dos sorteios que definirão a ordem de posicionamento no palco, de quem dará início a cada um dos blocos e na parte de pergunta entre candidatos.

ABERTURA: A abertura será feita pela Direção do SIMP.

COORDENAÇÃO E APRESENTAÇÃO: O debate terá a coordenação e apresentação do Jornalista Carlos Machado.

PRESENÇAS: Exclusivamente a servidores municipais associados do SIMP. Não será permitida a presença de não associados do SIMP, detentores de cargos de confiança (CC’s) da Administração Municipal, contratos administrativos (temporários), trabalhadores de empresas terceirizadas, cabos eleitorais e pessoas estranhas à categoria.

Será permitida a presença de três (03) representantes por entidade sindical de trabalhadores convidada pelo SIMP, que terão acesso ao local do debate mediante cadastro prévio junto ao Sindicato (pessoal e intransferível), com apresentação de documento oficial com foto.

ASSESSORES: Cada candidato poderá fazer-se acompanhar de até três (03) assessores, cujos nomes devem ser informados ao SIMP com até quarenta e oito (48) horas de antecedência (até 10/09), sendo permitida ainda a presença dos(as) candidatos(as) a vice-prefeito(a).

VEREADORES: Não será permitida a presença de candidatos(as) a vereança, bem como dos atuais detentores de mandato, com exceção dos servidores municipais que eventualmente sejam candidatos(as) ou detém mandato e sejam sócios do SIMP.

PALCO: No palco somente serão permitidas as presenças dos candidatos, incluindo seus/suas vices e assessores; dos diretores do SIMP responsáveis pela organização do debate; além da assessoria jurídica do sindicato.

IMPRENSA: Presença da imprensa mediante identificação do jornalista, com apresentação de carteira ou documento que comprove que o profissional pertença a um órgão de comunicação.

BANDEIRAS/FAIXAS E CARTAZES: Não será permitida a utilização de bandeiras, faixas ou cartazes no interior do auditório.

PANFLETOS: Não será permitida a distribuição de panfletos no interior do auditório.

EXIBIÇÃO DE IMAGENS OU DOCUMENTOS: Não será permitida a exibição de imagens ou documentos (jornais, revistas, fotografias, celulares, etc.) para a plateia ou aos demais candidatos.

FILMAGEM: O debate será filmado e gravado exclusivamente pelo SIMP, não sendo permitida qualquer outra filmagem ou gravação, por qualquer meio. O vídeo da gravação, na íntegra, será posteriormente disponibilizado nas mídias do Sindicato, o que será de forma pública, com livre acesso.

PERGUNTAS: Não serão permitidas perguntas da plateia aos candidatos no momento do debate. Os temas a serem questionados serão vinculados ao funcionalismo municipal e formulados pela Direção do SIMP.

BLOCOS E DESENVOLVIMENTO DO DEBATE: O debate será realizado em quatro (04) blocos: apresentação; respostas às perguntas formuladas pela Direção do SIMP; perguntas entre os candidatos; conclusão (mensagem final), conforme os seguintes tempos:

- apresentação: dois (02) minutos para cada candidato; neste caso, trinta (30) segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro;

- respostas às perguntas formuladas pela Direção do SIMP: serão apresentadas oito (08) perguntas (iguais) a cada um dos candidatos, que terão três (03) minutos para resposta a cada uma delas; neste caso, trinta (30) segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro;

INTERVALO DE 10 MINUTOS.

- perguntas entre os candidatos (perguntas com temas vinculados ao funcionalismo): cada candidato fará uma pergunta de sua livre escolha a outro candidato, o qual será escolhido por meio de sorteio, nos seguintes tempos:

pergunta: trinta (30) segundos; resposta: um (01) minuto e trinta (30) segundos (neste caso, 30 segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro); réplica: quarenta e cinco (45) segundos (neste caso, 30 segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro); tréplica: quarenta e cinco (45) segundos (neste caso, 30 segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro);

- conclusão (mensagem final): dois (02) minutos para cada candidato; neste caso, trinta (30) segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro.

A ordem da apresentação e dos blocos será estabelecida por sorteio antes do início do debate, considerando o posicionamento dos candidatos, a visão de frente destes para a plateia, sentido da esquerda para a direita:

- o primeiro sorteio definirá a posição dos candidatos em seus assentos e a ordem de apresentação no primeiro bloco;

- o segundo sorteio definirá o primeiro candidato que começará o segundo bloco;

- o terceiro sorteio definirá o primeiro candidato que começará o terceiro bloco;

- o quarto sorteio definirá o primeiro candidato que começará o quarto bloco.

OBS: sendo que em todos tais blocos, após o primeiro candidato a falar, a ordem das falas seguirá o critério da alternância, sempre seguindo pelo candidato na ordem das cadeiras, à sua direita (com a exceção do terceiro bloco, cuja ordem já estará pré-definida por sorteio).

O candidato que for sorteado para abrir um dos blocos, não concorrerá aos demais.

CRONÔMETRO: O tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas será devidamente cronometrado por pessoa especialmente designada para tal fim, sendo que haverá aparelhos monitores tanto para candidatos bem como à plateia. Será comunicado o final do tempo e, em caso de este ser excedido, o som do microfone será cortado.

DO DIREITO DE RESPOSTA: O direito de resposta será concedido exclusivamente quando houver ofensa à integridade moral com citação pessoal do candidato, devendo ser requerido pelo próprio candidato ou por seus assessores (neste caso diretamente à assessoria jurídica do SIMP) e no mesmo bloco, sendo disponibilizado um (01) minuto para tal fim. O pedido de resposta será dirigido ao mediador ou à assessoria jurídica do SIMP, sendo que o mediador consultará tal assessoria para concessão ou não do requerimento. Não serão permitidas ofensas pessoais a qualquer figura pública, cabendo ao mediador orientar e/ou cassar a palavra do ofensor.

CASOS OMISSOS: Serão decididos pela assessoria jurídica do SIMP com sua Direção.

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DEBATE DO SIMP COM OS CANDIDATOS A PREFEITO: REUNIÃO PREPARATÓRIA SERÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA (26)

O Sindicato dos Municipários realiza nesta segunda-feira, 26, às 9h30, em sua sede, reunião preparatória ao já tradicional debate que a entidade promove com os candidatos a Prefeito.

Na pauta, a apresentação e aprovação das regras do debate referente ao primeiro turno das eleições municipais. Para a reunião, foram convidadas as coordenações de campanha dos seis (06) candidatos, as quais todas confirmaram presença.

Transcorrida a reunião, se terá a aprovação das regras e confirmação de data do debate, o que em breve o SIMP estará divulgando e distribuindo cartazes com todas as informações necessárias quanto ao evento, formas de acessibilidade, público alvo, local, dentre outras.

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EDITAL DO PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA FUNÇÃO DE DIRETOR ESCOLAR: SIMP PROTOCOLA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO

Na última quinta-feira (15/08), a Direção do SIMP protocolou na SMED o pedido de impugnação do Edital do Processo Seletivo Interno para função de Diretor Escolar.

Para acompanhar na íntegra todos os elementos que fudamentaram tal pedido, Clique aqui.

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    VÍDEO DO DEBATE DO SIMP COM OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PELOTAS (06/11/2020)
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