A direção do Sindicato dos Municipários considerou positiva a reunião realizada na manhã da última quarta-feira com o Coordenador Técnico da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Leonardo Cardoso. Conforme o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, diversos encaminhamentos às questões apresentadas foram definidos.

Relativamente a falta de condições de trabalho, um dos temas que mais foram citados durante a recente audiência pública promovida pelo Sindicato e Câmara de Vereadores, realizada na ASUFPel, foi informado por Leonardo que até esta sexta-feira, dia 12, o prefeito Fetter Jr. estará homologando o procedimento para reforma da Casa do Idoso.

Leonardo Cardoso informou ainda, sobre as obras na Casa do Idoso, que estas serão realizadas por partes e de forma lenta para evitar a necessidade de saída dos usuários.

Sobre as Comissões de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPAs), que é antiga reivindicação da categoria, o Coordenador Técnico da Secretaria de Cidadania disse que já foi formado um grupo de integrantes da Administração Municipal e do Sesmt, para implantação destas comissões em todas as secretarias da Prefeitura.

A direção do Simp fez críticas a ausência de convite para participação de um representante do sindicato neste grupo de trabalho.

“Entendemos que seria fundamental a presença de um representante da categoria, pois esta é uma pauta antiga e já temos um acúmulo de informações que certamente em muito iriam contribuir para a regulamentação e instituição das CIPAs na Prefeitura”, salienta Duglas, acrescentando que o Simp defende que a primeira Secretaria a ter sua CIPA seria a da Cidadania, por ser a com maior número de funcionários regidos pela CLT, denominados “celetistas”, e por ter os maiores problemas com relação às condições de trabalho.

Sobre o pagamento de triênios aos servidores, Leonardo Cardoso disse à direção do Sindicato que a posição da Prefeitura é quanto à possibilidade de sua inclusão na remuneração dos servidores e que a partir da proposta de projeto de lei elaborada pelo Simp já há tramitação no âmbito interno da Secretaria de Administração e Procuradoria do Município.

Na mesma reunião o Simp apresentou uma pauta de reivindicações, com itens igualmente apontados durante a audiência pública, entre estes problemas estruturais no CICI; falta de equipamentos adequados nas Casas Lar; uso de medicamentos por parte dos usuários sem prescrição médica devidamente atualizada e a garantia do direito de defesa dos servidores, quando de eventual denúncia de irregularidades, antes do caso ser encaminhado ao Ministério Público.

Ao final do encontro, Leonardo Cardoso se comprometeu em responder por escrito ao Sindicato todas as questões apontadas durante a reunião, com o respectivo encaminhamento por parte da Secretaria.