O Sindicato dos Municipários enviou novo documento ao prefeito Fetter Jr. reiterando o requerimento já apresentado no último dia 16 deste mês, para o cumprimento, por parte da Prefeitura, da proposta conciliatória formulada pelo Ministério Público do Trabalho, que foi aceita pela categoria e que resultou no encerramento da greve de professores e auxiliares de educação infantil.

“Nos causa no mínimo estranheza que o Governo, por meio do procurador geral Luiz Eduardo Longaray, tenha assinado a concordância com a proposta do Ministério Público do Trabalho no sentido de instaurar imediatamente o processo negocial com vistas a superar os impasses relacionados ao cumprimento da Lei do Piso Nacional dos Professores e até agora não tenha respondido os pedidos de reunião da categoria”, critica a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

Conforme Tatiane, na assembleia que deliberou pelo encerramento da greve, no dia 16 de maio, foi apontado pela categoria um prazo máximo de duas semanas para que as reuniões de negociação tivessem início. “Os professores e auxiliares de educação infantil escolheram seus representantes na própria assembleia e, no mesmo dia, encaminhamos documentos ao prefeito e ao Ministério Público do Trabalho informando a decisão”, lembra.

A vice-presidente do Simp informa que, diante da inércia do Governo, e também diante da demonstração de que a proposta assinada em audiência do Ministério Público do Trabalho poderá não ser cumprida por parte da Administração Municipal, o Simp já reservou o auditório externo do Colégio Municipal Pelotense para a próxima quarta-feira, dia seis, para realização de nova assembleia da categoria.

“Queremos deixar bem claro para toda a população que a categoria dos professores e auxiliares cumpriram com sua parte, retornando às atividades normais, elaborando calendário de recuperação das aulas e entregando este calendário à Secretaria de Educação. Se houver a decisão de novas mobilizações e até mesmo a possibilidade de uma nova greve, a responsabilidade mais uma vez é do Governo Municipal”, salienta.

“Vamos aguardar uma resposta do Governo para o agendamento de reunião até esta sexta-feira. Caso esta resposta não vier, vamos denunciar o descumprimento do acordo para o Ministério Público do Trabalho e confirmar nova assembleia para dia seis, a tarde, no Pelotense”.

Por fim, a vice-presidente do Sindicato dos Municipários informa ainda que inclusive o Ministério Público Estadual já encaminhou solicitação de informações à Prefeitura sobre as negociações para implantação do piso do magistério.