O Sindicato dos Municipários defende a inclusão dos agentes de trânsito e dos servidores da Secretaria de Cidadania que exercem funções de educador social no projeto de lei que amplia o percentual do adicional de risco de vida dos atuais 75% para 110%. O projeto enviado pelo Executivo ao Coparp, Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal, prevê a ampliação do atual percentual exclusivamente para os Guardas Municipais.

Para o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, esta demanda faz parte das pautas encaminhadas pelo sindicato ao Governo nos últimos anos. “Diante do contexto do serviço público municipal, entendemos como de fundamental importância a ampliação do adicional de risco de vida para a Guarda Municipal, mas mantendo a proporcionalidade aos Agentes de Trânsito que já percebem esta parcela e a extensão aos trabalhadores da Cidadania que exerçam as funções de educador social”, explica.

Tanto Guardas Municipais quanto Agentes de Trânsito recebem atualmente a parcela do adicional de risco de vida no percentual de 75% sobre o vencimento básico. Com relação aos servidores da Secretaria da Cidadania, que atualmente não recebem sequer os 75%, Duglas Lima Bessa salienta que a reivindicação igualmente faz parte das pautas apresentadas ao Governo nas últimas datas-base da categoria.

“Os servidores que atuam nas unidades da Cidadania também estão expostos a situações de alto risco pela natureza da atividade e pelo público com que lidam, havendo plena e total justificativa para o pagamento do adicional de risco de vida para estes servidores”, salienta o presidente do Simp.

A reivindicação será encaminhada ao Executivo por meio da representação do Sindicato no Coparp, buscando a inclusão dos agentes de trânsito e servidores da Cidadania.