PORTABILIDADE: SIMP INGRESSA COM AÇÃO JUDICIAL
O Sindicato dos Municipários de Pelotas ajuizou ação judicial contra o Banco Santander requerendo a concessão de medida liminar para garantir o direito dos servidores à portabilidade bancária. “Apesar das afirmativas dos dirigentes do Santander de que a portabilidade seria garantida, na prática isto não vem ocorrendo”, explica a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.
“A portabilidade bancária está prevista pela Resolução 3402/2006 do Banco Central (Lei da Portabilidade), que estabelece o direito do servidor de escolher, de imediato, em qual banco deseja receber seus vencimentos”, salienta Tatiane, acrescentando que muitos servidores querem continuar recebendo seus salários pelo Banrisul, ou mesmo por outros bancos de sua preferência.
Além da questão da portabilidade, na mesma ação judicial também está sendo buscado o pleno direito dos servidores em escolher a modalidade da conta bancária em que desejam ter seus salários depositados, a exemplo da denominada “conta salário”, que não está sendo disponibilizada no Parque do Sesi e vem sendo negada diretamente nas agências do Santander quando procuradas diretamente pelos servidores. Estes serviços têm de ser oferecidos de forma gratuita e imediata.
“Estes direitos estão sendo negados pelo Santander, o que nos obriga a recorrer ao Judiciário”, ressalta. Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Municipários, todas as garantias dadas pelos representantes do banco em reunião na última quarta-feira, não estão sendo cumpridas.
O Simp busca ainda a garantia de escolha dos servidores relativamente à instituição bancária com a qual pretendem contratar empréstimos consignados na folha de pagamento.
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por simp em 19 de novembro de 2012 às , e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não está autorizado no momento. |
há 10 anos atrás
Boa tarde! Sou funcionária municipal de Cordeirópolis – interior de SP e o Banco Santander ganhou através de um processo licitatório o direito de explorar a folha de pagamento da Prefeitura, porém estão se recusando a protocolizar a solicitação de portabilidade, alegando que somente após o primeiro salário é que poderão processar as solicitações, fato este, que recai em total irregularidade, já que a solicitação deve ser aceita e processada em até 5 dias úteis.
Parabéns pela iniciativa de processar o banco. Temos que fazer valer nossos direitos.
há 10 anos atrás
Cara Gisleine:
Segue o link http://simpelotas.com.br/site/?p=3216 da nossa matéria onde informa como obtivemos êxito em tal ação, inclusive com a transcrição do despacho do Juiz.
Serve para o Sindicato ou o próprio servidor daí basearem-se para ingressarem juridicamente.