O Simp esteve presente na mobilização dos profissionais do magistério municipal que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27) em frente à Prefeitura, reivindicando o reajuste e o efetivo cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional dos Professores em Pelotas, pela prefeita Paula Mascarenhas.

A reivindicação é a aplicação do índice de reajuste de 33,23% no Piso do Magistério, a partir de primeiro de janeiro deste ano. O Simp lembra que já vem ingressando com ações judiciais aos seus associados por meio de sua assessoria jurídica, cobrando da Prefeitura o pagamento do Piso, obtendo êxito em mais de mil ações, garantindo assim o direito dos professores e, somente esses que ganharam, é que recebem também o reajuste anual, pois quem ainda não ingressou continuará nem recebendo o piso e nem o reajuste, ou seja, é só entrando judicialmente.

Desde a Lei do Piso em 2008, o SIMP todos os anos negociou com os prefeitos Fetter, Eduardo e Paula e, nenhum destes, cumpriu com o pagamento.

Justamente por esta negativa, sempre se orientou aos  associados e os que viessem a se associar a ingressarem judicialmente.

Há alguns sites divulgando que o presidente Jair Bolsonaro determinou ao MEC que conceda o reajuste máximo em 33,23%, porém podendo ser a contar de janeiro (conforme Lei do Piso) ou a contar de maio (contrariando a Lei do Piso), sendo publicado via Medida Provisória, logo, a confirmação disso tudo se terá no momento em que oficialmente assinar a autorização, o que deve ocorrer ainda esta semana.