O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) desde o início das lutas pela implementação do Piso Salarial Nacional do Magistério, sempre aderiu às chamadas via Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), através seja de assembleias, paralisações ou mobilizações.

Recentemente, a CNTE chamou os profissionais do magistério em todo o Brasil, para participarem dos “Dias de Paralisação e Atos Públicos de Mobilização Pela Revogação do Novo Ensino Médio, Valorização dos Educadores e Luta pelo Piso e Carreira”, nos dias 15 e 22 de março de 2023.

A Secretaria Estadual da Educação em conjunto com o CPERS/SINDICATO, editou uma Portaria em que autorizou o afastamento dos professores e agentes educacionais da rede pública estadual para participarem dos dias de paralisação, sendo que para efeitos de registro no ponto, ou RH da escola, estes deveriam apresentar comprovante emitido pelo Sindicato de Participação em Atividade Sindical – PAS.

Diante deste posicionamento estadual, a direção do SIMP solicitou no mesmo sentido junto à Secretária da SMED, ou seja, edição de Portaria Municipal, que autorizasse o afastamento dos professores do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense que comparecessem nos dias 15 e 22, cabendo ao Sindicato emitir comprovante aos participantes a fim de constar o PAS no registro do ponto/frequência.

A solicitação do Sindicato foi atendida mediante Portaria número 007, de 15 de março de 2023, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

No dia 15, o Ato Público conjunto da Educação em Pelotas (SIMP, CPERS/SINDICATO e instituições de ensino superior, movimentos sociais) foi à tarde na Esquina Democrática do calçadão.

Já na atividade do dia 22, próxima quarta-feira, o Ato será chamado pelo SIMP aos professores do Colégio Pelotense, às 9h30 em frente à Prefeitura (Praça Coronel Pedro Osório), onde será fornecido comprovante de comparecimento àqueles que se fizeram presentes no dia 15 e que o farão agora no dia 22. O CPERS/SINDICATO fará seu ato em Porto Alegre, nesta última data.