A partir de visitas realizadas em diversos locais de trabalho para tratar de estudo de proposta de plano de carreira geral para a categoria, o Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), tem constatado diversos problemas, em especial nas Escolas do Município.

Foi detectado que há falta de vários profissionais, principalmente nas Escolas de Educação Infantil (merendeira, cuidador, professor volante para substituir as professoras em hora atividade, professor de educação infantil, e principalmente Auxiliares de Educação Infantil, pois muitos dos que existiam foram chamados no último edital do concurso para outros cargos), chegando ao ponto de até o pessoal contratado via empresa terceirizada de limpeza estar ajudando e atuando nas salas de aula.

E mais, com a falta de professores volantes para assumirem as atividades, os Auxiliares de Educação Infantil têm assumido as turmas sozinhos, mesmo tendo estes sido excluídos do quadro do magistério, sendo esta uma prática recorrente nas EMEIs.

Observou-se em alguns locais em que há número de alunos por metro quadrado maior do que o estabelecido em pareceres ou resoluções do Conselho Municipal de Educação. No próximo dia 30 deste mês, com primeira chamada às 14h e segunda chamada às 14h30, no auditório interno do Colégio Municipal Pelotense, o SIMP estará realizando assembleia para a categoria dos Auxiliares de Educação Infantil, para tratar de pautas específicas destes.

Há locais em que numa mesma turma (parcial) num turno e no outro existem crianças com laudos e num destes turnos faltam auxiliares e/ou cuidador para um melhor atendimento e cuidado com estas.

Deve ser verificado também a quantidade correta de profissionais por sala de aula, pois há casos em que no “maternal 2 parcial” só há uma professora e um auxiliar.

Também se viu escola que tem caixa d’água de amianto, e que sequer há pátio para recreação.

Tem-se observado que os professores que atuam em bibliotecas ou equipes diretivas vêm recebendo informações da SMED que será retirado o pagamento e respectivo tempo da hora atividade/planejamento, o que para aqueles que sejam sócios do SIMP já está se orientando para consultarem a assessoria jurídica da entidade.

O Sindicato já encaminhou documento à Secretária Municipal de Educação, Adriane Silveira, com os questionamentos a respeito dos itens apurados. Além disto, estas questões já foram encaminhadas à representação do SIMP no Conselho Municipal de Educação, que por sua vez informou que o órgão já iniciou o processo de visitações nas Escolas para apuração, constatações e posteriores encaminhamentos.