Recentemente, a CNTE chamou os profissionais do magistério em todo o Brasil, para participarem dos “Dias de Paralisação e Atos Públicos de Mobilização Pela Revogação do Novo Ensino Médio, Valorização dos Educadores e Luta pelo Piso e Carreira”, nos dias 15 e 22 de março de 2023.

Houve edição da Portaria Municipal número 007, de 15 de março de 2023, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, autorizando o afastamento dos professores somente do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense que comparecessem à paralisação nos dias 15 e 22, cabendo ao Sindicato emitir comprovante aos participantes a fim de constar o PAS (Participação em Atividade Sindical) no registro do ponto/frequência.

Já na atividade deste dia 22, quarta-feira, o Ato está sendo chamado pelo SIMP como paralisação aos professores do Colégio Pelotense (pela revogação do novo ensino médio), e como mobilização (convite) aos demais professores da rede que puderem comparecer (Valorização dos Educadores e Luta pelo Piso e Carreira), a partir das 9h30 em frente à Prefeitura (Praça Coronel Pedro Osório).

O SIMP lembra que a garantia de frequência, via comprovante do Sindicato, é exclusiva dos professores do ensino médio do Pelotense, pois a Portaria editada pela SMED foi nos moldes da Portaria Estadual que objetivava mais a questão da luta pela revogação do novo ensino médio. Logo, quando o Sindicato “convida” os demais professores (ensino fundamental e educação infantil) a se somarem, é no sentido da pauta “valorização, piso e carreira”, porém estes sem respaldo legal de garantir a frequência no local de trabalho.