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ATENÇÃO – ATUALIZAÇÃO BANRISUL (TARDE DE SEXTA-FEIRA, 15H): PRAZOS E CONDIÇÕES DE SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

O SIMP obteve retorno do Executivo Municipal de que a partir desta tarde de sexta-feira já foi solucionado o problema do App BANRISUL, onde a opção para aderir à suspensão por 6 meses dos empréstimos consignados não estava disponível aos aposentados.

Também agora os servidores devem se atentar às seguintes situações, que são 4:

1- Prorrogação de 6 parcelas: adesão até domingo, dia 16/06, pelo App;

2- A partir de segunda-feira, dia 17/06, a adesão continuará disponível até dia 30/06, porém com prorrogação de 5 parcelas em função dos prazos de fechamento das folhas;

3- Cliente que não quer aderir (manter normalmente os descontos), não precisa fazer nada;

4- Cliente que aderiu anteriormente na condição de 4 parcelas de suspensão e repactuação em 36x: pode permanecer naquela condição OU aderir agora na suspensão das 6 parcelas (se até domingo), OU das 5 parcelas (se a partir de segunda).

QUANTO AO DESCONTO JÁ OCORRIDO (CONSIGNADO) DA PARCELA DE MAIO:

àqueles que optaram pela condição anterior de 4 parcelas com repactuação em 36x OU optarem agora pela condição de suspensão de 6 meses, a princípio, terão o valor devolvido até o final da próxima semana.

CAMINHO NO APP:

Opção empréstimos > Reconstruir RS > Crédito Consignado Municipal, clicar nas declarações e depois em ACEITO.

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ATUALIZAÇÃO (14/06, SEXTA-FEIRA): SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS BANRISUL

Na noite de ontem, quinta-feira, dia 13/06, se constatou, mesmo sem qualquer informação oficial, que no App do BANRISUL estava disponível a opção de suspensão por seis meses dos empréstimos consignados. Na oportunidade, o SIMP entrou em contato com Tavane de Moraes Krause, Coordenadora de Transparência e Controle Interno – CTCI que, em nome da Prefeita Paula Mascarenhas, disse que a superintendência do Banco afirmou que o sistema funcionaria a pleno a partir do início da madrugada de hoje, sexta-feira, 14/06, e que se tem verificado até o momento sem problemas no acesso.

O que já se constatou é que servidores aposentados do Prevpel e que têm empréstimos consignados com o BANRISUL, ao tentarem aderir via App, encontram impedimento lhes aparecendo uma mensagem de que é ilegível para a modalidade. O SIMP em conversa com Tavane recebeu a informação que este problema pode estar ocorrendo devido a serem convênios diferentes com o Banco, ou seja, um é da Prefeitura e o outro é do Prevpel, mas obviamente ambos devem ter este benefício disponibilizado, portanto, ela já repassou esta situação para a superintendência do BANRISUL, que ficou de apresentar solução.

Tendo em vista que o prazo para adesão inicialmente seria de 08/06 até 14/06, e que apenas funcionou na manhã do dia 10/06, retornando somente ontem à noite, 13/06, ficou evidenciado o pouquíssimo tempo para a operação, logo, se faz necessário um tempo pouco maior além da data de hoje, o que Tavane, a pedido do SIMP, também repassou à superintendência do BANRISUL (o que se aguarda retorno), mas ela chama a atenção que tal tempo quanto mais se estender, mais impacta no período dos servidores poderem receber de volta a parcela do empréstimo consignado descontada no mês de maio (Banco havia anunciado que o crédito seria no dia 21/06), e também para que não tenha efeitos na folha de junho (ser descontado novamente, já que o objetivo é a suspensão).

Por fim, o SIMP reitera a orientação de que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.

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ATUALIZAÇÃO (13/06, QUINTA-FEIRA): SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS DOS DEMAIS BANCOS (EXCEÇÃO AO BANRISUL)

- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: estão nos últimos ajustes (Prefeitura e Banco), assim que a operação for homologada, serão informadas todas as condições;

- BRADESCO: ainda em processo de formalização dos termos;

- BANCO DO BRASIL: está implantando algumas medidas para os servidores ativos e inativos de Pelotas, como por exemplo a carência de 06 meses em operações de renovação e novas contratações. Outras medidas ainda estão sendo analisadas e tão logo estejam disponíveis entrarão em contato com a Prefeitura;

- SICREDI: será necessário ir pessoalmente até às agências da Cooperativa para formalizar a solicitação de repactuação/prorrogação do empréstimo consignado.

A partir da solicitação do servidor, será repactuada a negociação para as operações de crédito consignado, com a carência adequada para cada caso, de, no máximo, 90 dias.

A taxa de juros do contrato original será mantida e haverá aumento de parcelas no final da operação, mas o atendimento se dará caso a caso, de forma individualizada;

- SANTANDER: haverá prorrogação automática a partir deste mês, por 120 dias. Quem quiser refinanciamento, também terá o 1º pagamento em 120 dias.

A Prefeitura de Pelotas e todas as demais que têm convênio com este Banco, receberão o ofício no dia 18/06, formalizando e comunicando oficialmente as condições, sendo que o que se tem neste momento são adiantamento de algumas informações, portanto, é necessário aguardar a conclusão e posterior divulgação.

Por fim, o SIMP reitera a orientação de que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.

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ATUALIZAÇÃO (13/06, QUINTA-FEIRA): SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS BANRISUL

Desde sábado (08/06) e permanecendo até o momento (quinta, 13/06), servidores não têm conseguido aderir via App do BANRISUL à suspensão por seis meses do desconto dos empréstimos consignados, dando uma mensagem de “Aviso! Serviço indisponível.”

O Sindicato repassou já desde sábado tal problema ao Executivo, para que este intervisse junto ao BANRISUL. A resposta que o Banco deu na segunda-feira (10/06), foi de que o sistema do App para a opção de suspensão dos empréstimos consignados está com problema, passa por instabilidade, por isso está desativado momentaneamente para TODOS os municípios, mas não havia sido dado um prazo para a solução.

Logo, o SIMP solicitou ao Executivo cobrar do BANRISUL uma data de previsão, correção, e ampliação do prazo para a operação quando estiver novamente disponibilizada, o que a Prefeitura já o fez.

Porém, agora neste momento (quinta, 13/06), a informação atualizada por Tavane de Moraes Krause, Coordenadora de Transparência e Controle Interno – CTCI que, em nome da Prefeita Paula Mascarenhas, tem respondido a todos os questionamentos do SIMP desde o início da operação, é de que embora esteja havendo sucessivas reuniões do BANRISUL em nível estadual com suas gerências comerciais e de governo, mais as superintendências, tendo todas as suas esferas acionadas e sendo cobradas por solução e posição de todos os municípios, ainda não há qualquer posição institucional do Banco.

O Sindicato ressalta que o problema é mera e tão somente do BANRISUL, em todo o estado para com os servidores municipais e estaduais no que tange ao programa Reconstruir RS, ou seja, não se trata de dificuldades impostas pela Prefeitura de Pelotas. Também se salienta que por ora não adianta os servidores municipais irem presencialmente às agências, pois não estão realizando a operação de suspensão, a qual quando estiver novamente disponível, será somente via App (ou mediante uma nova ordem/instrução).

Quanto ao prazo para acessar o App e confirmar a operação de suspensão que seria até amanhã, sexta-feira, 14/06, o SIMP entende que tal período se torna inexequível, isto é, sem fundamento, haja vista que o sistema até o momento se encontra inoperante, logo, certamente o Sindicato, a Prefeitura e todos os municípios atingidos, exigirão do BANRISUL que se abra um novo prazo a contar de quando definitiva e efetivamente estiver funcionando e disponibilizada a opção no App.

Por fim, o SIMP reitera a orientação de que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.

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