DATA-BASE DOS MUNICIPÁRIOS: SIMP COBRA RESPOSTAS DO EXECUTIVO

O Sindicato dos Municipários enviou documento para a prefeita Paula Mascarenhas nesta segunda-feira (16) cobrando respostas do Executivo quanto às reivindicações da categoria relativas à data-base deste ano, aprovadas em assembleia geral e encaminhadas no dia 02 de maio. No documento o Simp lembra que já se iniciou a segunda quinzena do período de revisão salarial e demais reivindicações, sem qualquer retorno por parte da Prefeitura.

Tão logo o Simp receba o retorno por parte da prefeita Paula Mascarenhas será convocada assembleia da categoria.

ALERTA A NOVOS SURTOS DE COVID-19

O Simp ao longo das últimas semanas recebeu diversos relatos quanto ao aumento de casos de COVID-19 em algumas escolas municipais, sendo adotadas posturas diferentes quando se tratando de servidores positivados e contactantes (afastamentos, mantida a presença, encaminhamentos para testes etc). Diante deste fato, o Sindicato encaminhou documentos à Secretaria Municipal de Educação e Desporto e ao Conselho Municipal de Educação questionando quanto a interpretação ou medida adotada frente a NOTA TÉCNICA Nº 07 da Secretaria Municipal de Saúde, divulgada e utilizada pela SMED.

Mas neste final de semana foi confirmada a suspensão temporariamente das aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis (Três Vendas), decisão essa tomada pela SMED em comum acordo com a direção da Escola e de consulta ao Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E), por haverem profissionais em licença de saúde (pessoas com sintomas gripais, positivadas, suspeitas aguardando resultado de exame). A suspensão das aulas presenciais tomou por base os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e previstos na NOTA TÉCNICA Nº 07, produzida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o trabalho das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.

O Simp alerta aos servidores de todas as demais secretarias que ao se depararem em seu local de trabalho com situações de colegas positivados para COVID-19, que busquem informações das chefias quanto aos afastamentos e até em casos de surtos, fechamento do local para desinfecção.

Temos acompanhado neste momento novamente uma elevação dos casos de contaminação por COVID-19, mesmo àqueles já com ciclo vacinal completo e ainda ocorrendo alguns óbitos em nosso Município.

É visto que em alguns casos, como a exemplo de fechamento das escolas, também houve em Unidades Básicas de Saúde, na situação de servidores positivados, onde ocorreu o afastamento destes e em algumas situações até o fechamento total da unidade para fins de desinfecção.

É preciso manter todos os cuidados preventivos, pois a pandemia não acabou.