“O propagandeado governo municipal que teria mais de oitenta por cento de aprovação da população de Pelotas é o mesmo que pressiona e ameaça os servidores para não aderirem a paralisação convocada para esta terça-feira, dia 30, em defesa da implementação de nosso plano de carreira”. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Municipários, Duglas Lima Bessa, denunciando a distribuição de ofício pelo Executivo nos locais de trabalho com ameaças de represálias aos servidores que aderirem ao movimento.

“Este é mais um verdadeiro absurdo, pois além de não dar qualquer resposta à categoria sobre a proposta de plano de carreira elaborada e aprovada pelos municipários e há um ano entregue a Prefeitura, o Governo agora ameaça formalmente os servidores, caracterizando verdadeira prática de ato anti-sindical”, critica Duglas.

O presidente do Simp salienta que a distribuição de ofício com ameaças do Executivo está tendo efeito contrário, pois em vez de amedrontar os servidores está deixando os municipários indignados e revoltados com esta atitude que vem se tornando uma característica deste Governo.

“Os municipários não aceitam ameaças, principalmente por uma atitude legítima que é protestar contra a inércia deste governo que simplesmente desconhece um trabalho minuciosamente elaborado, desrespeitando os municipários ao engavetar a proposta elaborada pela categoria e há um ano encaminhada”, diz.

Conforme a documentação entregue ao Simp pelos servidores e as denúncias verbalmente apresentadas, são inúmeras as ameaças apresentadas pelo Governo, desde o corte de ponto até possíveis problemas funcionais para aqueles que participarem do movimento.

Em relação ao documento encaminhado pelo Executivo aos locais de trabalho, o Simp reitera a autonomia da categoria em encaminhar e decidir suas paralisações, desde que seja de interesse dos servidores, e que tanto na área da saúde quanto na assistência social todos os serviços realmente essenciais sempre são mantidos em funcionamento, mesmo durante as mobilizações relativas à data-base da categoria.

“Esta paralisação é, como todas as demais, muito bem fundamentada pelo Simp, e nada mais estamos fazendo do que cobrar do Executivo o respeito a lei, o que, aliás, este Governo tanto alardeia cumprir, pois consta na própria Lei Orgânica, em seu artigo 26, que: O Municipio instituirá planos de carreira para os servidores da administração direta ou indireta, mediante lei, objetivando a valorização dos servidores públicos municipais através da constante melhoria de condições de trabalho e de aperfeiçoamento da capacitação profissional”.