Buscando esclarecer sua posição com relação à realização da seleção pública para a admissão de agentes comunitários de saúde pela Prefeitura Municipal de Pelotas, o Sindicato dos Municipários, através de seu diretor e representante na organização do certame, Tiago Botelho Domingues, salienta que a entidade sempre defendeu regras que levassem em conta o tempo de exercício, qualificação e experiência na função dos atuais agentes.

Conforme Tiago, entre os atuais agentes comunitários de saúde há casos de pessoas com até quinze anos de exercício na função, o que não é levado em consideração pelas regras estabelecidas. “É importante salientar e esclarecer que esta seleção pública, com as regras estabelecidas, somente está sendo realizada devido a uma decisão judicial que obriga a Prefeitura neste sentido”, diz o diretor do Simp.

Tiago lembra que o Sindicato dos Municipários sempre atuou em defesa dos atuais agentes, tanto que ao longo de 2010 realizou várias reuniões para encaminhar diversos temas (inclusive com a participação de Vereadores), entre eles a defesa de sua permanência no quadro funcional da Prefeitura. Além disso, o simp através de seu diretor e representante no Conselho Municipal de Saúde, Nurnei Mendes Rodrigues, sempre pautou em defesa da valorização e aproveitamento dos atuais agentes.

“Entendemos que a seleção pública deveria servir para complementar o quadro dos agentes e não para substituir os atuais”, opina o dirigente do sindicato.