Na primeira semana de fevereiro, o Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) deu início à formação de agendas para começar a dialogar com representantes da “nova” estrutura administrativa da Prefeitura. Com o objetivo de tratar, dentre outros temas,  do tema “Plano de Carreira e Regime Jurídico Único”, a direção do sindicato enviou uma série de ofícios solicitando reuniões, inclusive com o chefe de Gabinete do Prefeito, Abel Dourado.

As discussões começaram hoje (14), com Ademar Ornel, Secretário de Educação e Desporto (SED) e continuarão ao longo desta com o Secretário Municipal de Cultura (Secult), amanhã (15); com o Secretário Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT), na quarta-feira (16). Na segunda-feira (21) da próxima semana, será a vez de debater as propostas do SIMP, para o funcionalismo, com a Secretária de Cidadania e Assistência Social (SMCas).

Assuntos pendentes, sobre os quais o Executivo não se pronunciou em definitivo – em período anterior à reforma administrativa –, também estarão em pauta nestes órgãos públicos. O sindicato ainda aguarda manifestação do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a qual possuía dificuldades promovidas pela ausência de diálogos e omissão, em contatos pessoais ou por ofício, do ex-secretário Francisco Isaías.

De acordo com o presidente do SIMP, Duglas Lima Bessa, em breve serão divulgadas as deliberações das audiências agendadas com os gestores da municipalidade. “A pauta permanente dos municipários é pelo direito a um plano de carreira que valorize e incentive o desenvolvimento e o crescimento profissional, com mecanismos que estimulem os servidores a prosseguirem no serviço público, o que não exclui o debate de pontos específicos dos segmentos que formam a categoria”, defende o presidente do SIMP.

Além disso, Bessa entende que as todas as proposições e decisões da Prefeitura têm de passar pelos fóruns legítimos da categoria..