As escolas municipais paralisam suas atividades nesta quarta-feira, dia 05, nos três turnos (manhã, tarde e noite), com ato de protesto em frente a Prefeitura, às 10 horas. Segundo o presidente do Sindicato dos Municipários de Pelotas, Duglas Lima Bessa, neste mesmo dia é realizada em Brasilia a VI Marcha Nacional pela Educação, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

“A VI Marcha Nacional pela Educação tem por principais bandeiras a defesa da implementação imediata do Piso Nacional do Magistério; a aprovação da destinação de 10% do PIB para a educação até o ano de 2020; a aprovação integral do Plano Nacional de Educação; a valorização do Plano de Carreira para os profissionais da educação e a normatização da jornada de trabalho do magistério, com o respeito ao cumprimento de um terço da jornada para a hora-atividade, conforme previsto na Lei 11.738 (Lei Nacional do Piso)”, explica o presidente do Simp.

Conforme Duglas, em Pelotas, além de chamar a atenção para a Marcha pela Educação que se realiza em Brasília, o objetivo da paralisação e do ato de protesto também é o de manter a mobilização em defesa do cumprimento da Lei do Piso dos Professores, eis que até o momento a Prefeitura não cumpriu com o compromisso que resultou no fim da greve, que era o de debater com a categoria as formas para cumprir o pagamento do piso.

Duglas Lima Bessa lembra que a CNTE inclui o prefeito Fetter Jr. entre o rol dos chamados “prefeitos e governadores inimigos da educação”, por descumprir a lei do piso dos professores.